Por parroyo

São Paulo - O movimento vendedor ganhou força no mercado brasileiro nesta terça-feira após a indústria da China mostrar desempenho abaixo do esperado. Em uma sessão volátil, o Ibovespa recuou 0,27%, para os 53.907 pontos. O giro financeiro foi de R$ 5,6 bilhões.

A produção industrial do gigante asiático subiu 8,7% em abril, abaixo da previsão média do mercado de 8,9%. O dado refletiu-se negativamente sobre o desempenho do papel da Vale (VALE5), que perdeu 0,11%. O setor financeiro também pressionou o Ibovespa. As ações do Bradesco (BBDC4) recuaram 0,49% e as do Itaú (ITUB4) caíram 0,61%.

Os papéis da Ambev (ABEV3) amargaram queda de 0,48% mesmo após o governo postergar o reajuste da tributação das bebidas frias – cervejas, refrigerantes e isotônicos. O aumento que iria começar a valer em junho foi adiado para setembro. As ações da Petrobras (PETR4) também caíram 0,39% e devolveram parte dos ganhos da véspera.

À frente dos ganhos da sessão desta terça-feira, figuraram as ações da Suzano (SUZB5) com avanço de 3,87%. Após a divulgação do resultado do primeiro trimestre da empresa de papel e celulose, o JP Morgan elevou a recomendação de compra da ação companhia de “neutra” para “overweight”.

A maior desvalorização, de 4,25%, ocorreu com as ações da Oi (OIBR4). “A queda reflete a divulgação de um relatório do Citibank, que recomenda a venda do papel”, disse o operador da Renascença Corretora Luis Roberto Monteiro.

Estados Unidos

As vendas no varejo mostraram tímido crescimento de 0,1% em abril, abaixo da expectativa dos analistas, que apontavam para alta de 0,4%. No entanto, o número de março foi revisado para cima, de 1,1% para 1,5% - o maior crescimento em quatro anos.  Os principais índices de Wall Street caminhavam para fechamento em direções opostas, com nova queda das ações do setor de tecnologia. Por volta das 17h30, o Dow Jones subia 0,12%, o S&P apresentava elevação de 0,04% e o Nasdaq tinha queda de 0,39%.

Dólar

No mercado de câmbio, em mais uma sessão morna, o dólar fechou em leve queda de 0,03%, cotado a R$ 2,215 para a venda.

Você pode gostar