Ibovespa opera volátil à espera de novas pesquisas eleitorais

Rebaixamento da perspectiva da nota de crédito do país, feito pela Moodys, fica em segundo plano. Dólar sobe, cotado a R$ 2,28

Por O Dia

Após cair mais que 2% ontem e amargar o pior pregão desde fevereiro, em meio a boatos que apontam para a piora de Marina Silva nas pesquisas eleitorais, o Ibovespa opera volátil nesta terça-feira e, por volta das 13h, recuava 0,63%, aos 58.822 pontos.

Uma queda maior do índice é impedida por Vale ON, que liderava os ganhos ao subir 2,03%. Petrobras PN, por sua vez, subia 0,60%. Na ponta negativa, Energias Brasil tinha queda de 2,43%.

À espera de novos dados eleitorais, o mercado deixa em segundo plano o fato de a Moody’s ter rebaixado a perspectiva da nota de crédito do Brasil de “estável” para “negativa”. A agência de classificação de risco justificou a decisão ao apontar o maior risco de crescimento baixo e a piora nas “métricas” da dívida do país. Entretanto, reafirmou o rating soberano do Brasil em “Baa2” – grau de investimento.

“O mercado não está olhando para isso no momento, pois não implica em uma queda de rating nem em perda de grau de investimento. É somente mais um alerta para mostrar o que já está precificado – perspectiva de crescimento baixo este ano, em 2015 e inflação alta”, avaliou o economista da AZ Legan Asset, Fausto Gouveia.

“Ainda tem muita indefinição sobre a formação da equipe econômica e da política que será adotada tanto no caso de uma vitória da Dilma quanto da Marina. Um plano econômico bem elaborado pode diminuir a perspectiva negativa, embora sabemos que o ajuste dos preços administrados terá de ser feito em 2015, o que vai pressionar a inflação e forçar uma nova subida de juros, o que compromete ainda mais o crescimento”, completou o economista.

A pesquisa CNT/MDA divulgada nesta manhã mostra que Dilma Rousseff (PT) avançou 3,9 pontos desde a última pesquisa - de 34,2%, para 38,1%. Marina Silva (PSB) segue em segundo lugar, mas subiu mais, de 28,2% para 33,5%. O senador Aécio Neves (PSDB) caiu de 16% para 14,7%. O Datafolha pode divulgar a qualquer momento uma nova pesquisa e o levantamento do Ibope deve vir à público a partir de quinta-feira.

Nos Estados Unidos, em meio a uma agenda fraca de indicadores, a tensão geopolítica na Ucrânia e o referendo separatista da Escócia favorece o sentimento de cautela e as bolsas operam no vermelho. Por volta das 13h, o Dow Jones caía 0,41%, o S&P tinha queda de 0,27% e o Nasdaq recuava 0,25%.

No mercado de câmbio, o dólar subia 0,68%, cotado a R$ 2,281 na venda.

Últimas de _legado_Notícia