Ibovespa acompanha exterior e opera no azul

Índice ganha impulso com as ações da Petrobras. No mercado de câmbio, dólar cai mais de 1%, cotado a R$ 2,52

Por O Dia

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira na esteira do desempenho positivo das bolsas externas e também em meio à expectativa pelo anúncio oficial da nova equipe econômica, que deve acontecer na próxima quinta-feira. Por volta das 13h, o principal índice da Bovespa subia 1,05%, aos 55.988 pontos.

Conforme sinalizado pelo governo, Joaquim Levy, ex-secretário do Tesouro (período), assumirá o Ministério da Fazenda; Nelson Barbosa ficará à frente da pasta de Desenvolvimento; e Alexandre Tombini permanecerá no comando do Banco Central.

De acordo com a consultoria LCA, a provável definição de Joaquim Levy para a Fazenda e o ciclo de aperto monetário iniciado pelo Banco Central reafirmam a consolidação fiscal e o controle da inflação no segundo governo da presidenta Dilma Rousseff. “Essas sinalizações tendem a favorecer uma gradativa diluição das desconfianças quanto à condução da política econômica”, apontou a consultoria, em nota.

À frente dos ganhos, Marfrig ON tinha alta de 5,12%. Na outra ponta, Eletropaulo PN recuava 3,08%. As ações da Petrobras, por sua vez, operavam em alta mesmo após a companhia receber uma notificação da SEC, órgão regulador norte-americano equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para apresentar documentos sobre a investigação interna de corrupção.

Nos Estados Unidos, as bolsas operam perto da estabilidade. Na agenda, a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) do país, referente ao terceiro trimestre, avançou mais que o esperado, para 3,9%. Há um mês, o indicador mostrava crescimento de 3,5%. A melhora foi impulsionada pelas revisões positivas nos gastos de consumidores e empresas. 

Na Europa, os principais índices acionários também têm uma sessão de ganhos após o PIB da Alemanha ter mostrado avanço de 0,1% no terceiro trimestre, em linha com a expectativa dos analistas.

No mercado de câmbio, o dólar caía 1,01%, cotado a R$ 2,523 na venda.

Últimas de _legado_Notícia