Ibovespa opera em forte alta puxado pelas ações da Petrobras

Presidente da estatal sinaliza venda de ativos e corte de investimentos. Dólar recua, cotado a R$ 2,85

Por O Dia

O Ibovespa opera em forte alta nsta quinta-feira, na esteira do desempenho positivo das bolsas externas, após o acordo entre líderes da Rússia, Ucrânia, França e Alemanha para o cessar-fogo na Crimeia. As ações da Petrobras também contribuem para o avanço. Por volta das 12h30, o principal índice da Bovespa subia 2,47%, aos 49.429 pontos.

As ações ordinárias da estatal valorizavam 4,29%. O presidente da petroleira, Aldemir Bendine, disse em entrevista a jornal Valor Econômico, que irá estimular a venda de ativos e implementar corte de investimentos. À frente dos ganhos, as ações do setor de educação eram destaque. Kroton ON subia 13,23%.Na contramão, Natura ON perdia 2,79%.

Na agenda, o IBC-BR, índice de atividade medido pelo Banco Central que é considerado uma prévia do PIB, caiu 0,55% em dezembro na comparação mensal. Os analistas esperavam um recuo maior, de 0,8%. O indicador encerrou 2014 com que da de 0,12%

O bom humor nos mercados reflete o acordo entre Rússia e o Ocidente sobre uma pausa dos conflitos na Ucrânia. "Segundo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a partir de sábado, à meia noite, entrará em vigor o cessar-fogo, eliminado, assim, o risco de um agravamento das tensões militares na região", apontou a Guide Investimentos, em nota.

À parte das tensões geopolíticasm  segue no radar dos investidres a reunião entre os ministros de finanças da Zona do Euro, que acontece hoje e deve decidir o futuro da dívida da Grécia.

No mercado de câmbio, após usbir quase 7% em seis sessões, o dólar opera em queda de 0,68%, cotado a
R$ 2,855 na venda

Últimas de _legado_Notícia