Por parroyo

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira, renovando a máxima desde novembro, em meio à forte valorização das ações da Petrobras, diante de apostas de possível divulgação do balanço auditado da estatal de 2014 na próxima semana.

Usiminas também foi destaque, após a CVM decidir que a compra da fatia da Previ na empresa pela Ternium em 2014 disparou a obrigação de oferta pública de aquisição de ações da siderúrgica brasileira. CSN, que têm participação na Usiminas, seguiu os ganhos.

O Ibovespa subiu 1,74%, aos 54.918 pontos, pico desde 26 de novembro de 2014.

O volume financeiro somou R$ 6,6 bilhões de reais, antes do ajuste, incluindo operações do vencimento de opções sobre o índice nesta quarta-feira.

No mercado de câmbio, o dólar  fechou em queda de quase 1% ante o real nesta quarta-feira, acompanhando o cenário externo, após a produção industrial dos Estados Unidos mostrar forte queda e o relatório do Federal Reserve não trazer indícios de aceleração do crescimento norte-americano.

A moeda norte-americana, que chegou a subir no começo dos negócios ante a moeda brasileira, terminou o dia em baixa de 0,94%, cotada R$ 3,0343 na venda.

Você pode gostar