Por parroyo

O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira impulsionado pelas ações da Petrobras e do setor siderúrgico e, por volta das 13h, subia 0,98%, aos 54.512 pontos. À frente dos ganhos, CSN ON subia 7,53% - o setor reflete a decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que concluiu que a aquisição, pela Ternium, da fatia da Previ na Usiminas obriga a realização de oferta pública de aquisição (OPA) de ações por aumento de participação para todas as ações ordinárias em circulação. 

Os papéis preferenciais da Petrobras, por sua vez, também figuram entre as maiores altas do dia – avanço de 3,60% - com os investidores avaliando o plano de desinvestimentos e também aguardando a divulgação do balanço auditado, que deve acontecer no próximo dia 22. Na ponta negativa do índice, Hypermarcas PN tinha queda de 2,23%.

Na agenda, o IBC-BR, indicador do Banco Central considerado uma prévia do PIB, superou a expectativa ao subir 0,38% em janeiro na comparação mensal, enquanto os analistas esperavam recuo de 0,20%.

Entre os indicadores externos, a economia da China mostrou crescimento de 7% no primeiro trimestre, em linha com a expectativa do mercado. No entanto, a atividade industrial decepcionou ao avançar 5,6%, abaixo do esperado por analistas – alta de 7%. As ações preferenciais da Vale, que tem o país asiático como maior cliente, recuam 0,12%.

Nos Estados Unidos, as bolsas operam no azul refletindo resultados corporativos. Por volta das 13h, o Dow Jones valorizava 0,33%.

No mercado de câmbio, o dólar tinha queda de 0,17%, cotado a R$ 3,058 na venda.

Você pode gostar