Capacitação profissional para síndicos de prédios

Cursos fazem toda a diferença na qualidade da gestão de um condomínio

Por O Dia

Rio - Síndico morador ou profissional? Seja qual for a opção do condomínio, uma coisa é certa: encontrar soluções para reduzir as despesas condominiais é uma tarefa que exige esforço e qualificação. Por isso, muitos síndicos têm procurado cursos e outras formas de atualização para ter acesso a novidades que tragam benefícios e economia para o edifício e para os moradores.

A Abadi e o Secovi Rio ministram cursos para síndicos e administradores de condomínios no RioDivulgação

Uma das oportunidades é o curso Capacitação para Gestores Condominiais, que a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) vai promover de 7 de agosto a 20 de setembro, no Centro. Síndicos, subsíndicos, funcionários de administradoras de imóveis, administradores e demais pessoas interessadas em atuar no segmento vão ter a oportunidade de ampliar as competências necessárias para administrar o condomínio e aprender como obter da administradora responsável os melhores resultados. “O nosso objetivo é sempre informar, esclarecer dúvidas e facilitar o dia a dia. É fundamental que todos estejam sempre atualizados sobre o setor imobiliário, que vem crescendo e se aprimorando cada vez mais”, diz Deborah Mendonça, presidente da Abadi.

Coordenador da Universidade Corporativa Secovi Rio (UniSecovi Rio), Alexandre Tavares comenta que administrar um condomínio de forma eficiente é o único jeito de evitar gastos desnecessários. E, ao mesmo tempo, otimizar os que são fundamentais para uma boa qualidade de vida nos condomínios. “Em nossos cursos e palestras ensinamos, por exemplo, como realizar a previsão orçamentária de forma correta e como ações sustentáveis podem poupar recursos, como água e energia, reduzindo assim os gastos condominiais”, afirma Tavares.

Deborah Mendonça%2C presidente da Abadi%2C e Alexandre Tavares%2C do Secovi Rio%2C apoiam palestras e cursosEstefan Radovicz

Além de cursos técnicos que abordam leis, processos e rotinas administrativas e de cursos comportamentais, a UniSecovi Rio também oferece outros temas que estão ligados ao dia a dia do gestor. É o caso do curso Análise de Propostas e Gestão de Contratos de Obras para Condomínios, em parceria com a Santos Projetos, que será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, no Centro. “Vamos mostrar as boas práticas no processo de cotação de obras e na gestão de contratos de obras. E orientar como a abordagem técnica desses assuntos traz retorno imediato para síndicos e condomínios tanto em termos financeiros quanto em termos de garantia da real solução dos problemas do edifício”, explica o arquiteto Fernando Santos, orientador do curso.

Para quem está iniciando na profissão, a principal dica de Alexandre Tavares é estar sempre em busca de novos conhecimentos. “A atividade de síndico é extremamente complexa e gera para quem a exerce inúmeras responsabilidades cíveis e criminais. Nem sempre o que parece simples ou o que é feito continuamente é a melhor opção. Os condomínios e leis tornam-se cada vez mais complexos, as tecnologias evoluem. E, desta forma, estar atualizado e consciente das melhores práticas é fundamental”, ressalta.

SíndicoNet oferece cursos online

O portal SíndicoNet é mais uma opção para quem deseja estar atualizado e preparado para atuar como síndico. São três opções de cursos online: Plano Diretor, Taxas e Despesas e o Curso para Formação de Síndicos Profissionais.

Este último, aliás, tem disciplinas como Implantação de Condomínio, Recursos Humanos, Planejamento e Gestão Financeira, e Sustentabilidade e Economia.
Por ser online, o curso pode ser feito onde a pessoa estiver. “O aluno tem um período para concluir as aulas e tem a liberdade de, dentro do prazo, realizar os módulos em qualquer dia e horário. A plataforma fica disponível 24 horas por dia. O curso de Formação de Síndico Profissional, por exemplo, tem 12 módulos e uma carga horária de aproximadamente 15 horas”, explica Marjorie Albuquerque, gerente de Marketing do portal.

Abadi

Capacitação para Gestores Condominiais, de 7 de agosto a 20 de setembro (segundas e quartas), na sede da Abadi, na Rua do Carmo 6, 7º andar. O horário será das 18h30 às 21h30. Inscrições por nufei@abadi.com.br. Informações em www.abadi.com.br.

Secovi Rio

Curso Análise de Propostas e Gestão de Contratos de Obras para Condomínios. O curso ocorrerá de 14 a 15 de agosto, das 18h às 21h, na sede do sindicato, localizado na Avenida Almirante Barroso 52, 9º andar, no Centro. Informações e inscrições pelo site www.sindiconet.com.br/cursos.


Síndica Net

Os cursos ficam disponíveis todo o ano. O aluno pode assistir às aulas em vídeo pelo computador, tablet e celular.

Últimas de _legado_Imóveis