Cobogós são versáteis e ajudam a ganhar espaço

Elemento decorativo, também chamado de tijolo vazado, é ideal para separar ambientes em imóveis pequenos e melhorar a ventilação

Por O Dia

Rio - Ganhar espaço em um ambiente pequeno pode parecer complicado. No entanto, especialistas garantem que alguns recursos decorativos podem solucionar o problema. Os cobogós, ou tijolos vazados, por exemplo, podem ser uma boa alternativa em versões de blocos estruturais e de vedação. Além disso, ajudam na iluminação natural e na ventilação dos ambientes.

Revestimento Trevo no projeto dos arquitetos Tamara Timenetsky e Cesar Sallum%3B da TS ProjetosDivulgação

Giulianna Sammarone, designer de interiores da D81, parceira da Manufatti, empresa especializada na fabricação e na comercialização de elementos vazados esmaltados, comenta que o cobogó está muito presente na arquitetura modernista. "É um recurso para nossa abundante incidência solar, criando uma espécie de filtro entre o sol e os ambientes", diz Giulianna.

A arquiteta Fernanda Vitale, também da D81, conta que o artigo pode ser utilizado em espaços internos ou externos, como fachadas, já que o acabamento cerâmico permite a exposição climática. "Além do efeito estético, pode ser usado quando o objetivo for demarcar os espaços de forma sutil, sempre permitindo uma delicada integração acústica e de luz entre dois ambientes", afirma Fernanda.

Revestimento Eclipse%2C no projeto Barbara Dundes%3A várias utilizaçõesDivulgação

Guilianna reforça que a utilização do elemento vazado permite uma solução quase poética de divisória entre ambientes. "A entrada sutil de iluminação cria um lindo efeito de luz e sombras, em que cada modelo de cobogó vai resultar em um tipo único de sombreamento", explica.

As profissionais ressaltam ainda que não há uma regra de cor dos cobogós. Eles podem ser monocromáticos ou coloridos, dependendo do conceito estético definido para o espaço: algo mais neutro ou divertido. O que vale é a criatividade.

Últimas de _legado_Imóveis