Países emergentes foram os maiores consumidores de energia em 2013

Segundo estudo da BP, emergentes representaram 80% do crescimento da demanda de energia mundial em 2013 e 100% nos últimos 10 anos

Por O Dia

Os países emergentes continuaram sendo em 2013 o motor da demanda mundial de energia, segundo estudo da BP publicado nesta segunda-feira, por ocasião do 21º Congresso de Petróleo Mundial em Moscou.

"A demanda mundial de energia aumentou em 2013, mas refletindo a fragilidade da economia planetária, seu crescimento (2,3%) ficou levemente abaixo da média histórica", de 2,5%, indica o a gigante do petróleo britânica em seu estudo anual sobre energia.

"As economias emergentes continuam dominando o crescimento da demanda de energia e representaram 80% deste crescimento no ano passado e cerca de 100% nos últimos 10 anos", enfatiza a BP.

É a primeira vez que o estudo anual da BP - considerado uma "bíblia" nos setores energéticos - é apresentado no exterior desde seu lançamento há 63 anos.

Em termos de produção, o relatório indica que o aumento da produção de petróleo de xisto nos Estados Unidos, assim como outras jazidas chamadas 'compacts' - que requerem fragmentação hidráulica - compensaram a queda da oferta na Líbia, devido à crescente violência que afeta este país.

Últimas de _legado_Notícia