Papa Francisco fala pela primeira vez sobre sua expectativa de vida

Pontífice de 77 anos afirmou que espera viver mais dois ou três anos e não descartou a possibilidade de se aposentar

Por O Dia

O Papa Francisco falou pela primeira vez  sobre a sua expectativa de vida, dizendo que espera viver mais dois ou três anos, mas não descarta se aposentar antes disso. A afirmação foi feita em conversa com jornalistas durante o voo de volta da Coreia do Sul para o Vaticano. O  pontífice, de 77 anos, abordou o assunto ao ser questionado sobre sua popularidade global, que ficou evidente nos cinco dias de visita ao país asiático

O líder católico também mencionou a possibilidade de se aposentar do cargo, assim como Bento XVI fez no último ano, caso ele sinta que já não pode desempenhar adequadamente suas obrigações. Renunciar ao papado seria uma possibilidade "mesmo não agradando alguns teólogos", disse ele aos jornalistas.

Papa Francisco pede orações por seus parentes mortos em acidente

O pontífice ainda declarou que está profundamente triste pela morte de três membros de sua família nesta terça-feira e pediu a todos que participem de sua dor orando por eles, informou o Vaticano. "O papa foi informado do trágico acidente ocorrido na Argentina com alguns de seus familiares e está profundamente triste. Pede a todos que participem de sua dor unindo-se a eles em orações", informou em comunicado o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Três familiares do papa Francisco, dois sobrinhos-netos e a mãe de ambos, morreram nesta terça-feira em um acidente de trânsito na província argentina de Córdoba (centro). "Os falecidos são dois bebês, de 8 meses e 2 anos, e a mãe de ambos, enquanto o marido de nome Horacio Bergoglio, sobrinho do Papa, encontra-se internado em estado grave", declarou a delegada Carina Ferreyra, da polícia de Córdoba.

O acidente aconteceu pouco depois da meia-noite, quando a família Bergoglio transitava pela auto-estrada Rosario-Córdoba. O carro da família bateu na traseira de um caminhão que transportava milho e a polícia investiga as causas do acidente. O sobrinho do papa está internado no hospital de Villa María com politraumatismos, mas até o momento não foi divulgado um boletim oficial sobre a gravidade dos ferimentos.

Horacio Bergoglio é filho de Alberto, o falecido irmão do pontífice.

O acidente aconteceu perto da cidade de James Craik (Córdoba), vizinha da localidade de Villa María, 550 km ao noroeste de Buenos Aires.

Últimas de _legado_Notícia