Sete dicas para voltar à ativa no pós-folia

Especialistas recomendam cuidados para recuperar o corpo dos excessos de bebidas e alimentação errada

Por O Dia

Erika%3A disciplina após ‘pé na jaca’Reprodução / Facebook

Rio - Excesso de bebida alcoólica, comidas nada saudáveis, noites mal dormidas e a rotina virada do avesso. Não é à toa que o ano só começa, de verdade, depois do Carnaval. Afinal, quem consegue manter os cuidados com a saúde neste período? Segunda-feira depois da folia é o dia oficial para voltar às dietas e restabelecer a rotina de exercícios físicos.

É o que pretende Erika Rodrigues, estudante de Administração de 21 anos. Ela diz que “enfiou o pé na jaca” e bebeu durante todos os dias de Carnaval. Como boa parte dos foliões, exagerou. “Comi muita gordura, bebi muito refrigerante e bebida alcoólica”, afirma a jovem, que sofreu com a gastrite e a ressaca. “Mas pretendo voltar a malhar e me alimentar melhor. É só depois do Carnaval que começo a cumprir as promessas que fiz na virada do ano”.

Lucas Gama, 21, namorado de Erika, acompanhou a jovem nos excessos do bloco, mas garante que também voltará à rotina saudável: “Exagerei muito, teve um dia que não lembro de nada porque bebi demais. Mas agora pretendo voltar sério a academia”, garante. 


Para quem abusou do álcool, a recomendação é desintoxicar o organismo. Para a Fernanda Marques, nutricionista funcional, o ideal é retomar o plano alimentar feito antes do Carnaval, alimentando-se em intervalos de três horas e optando por alimentos mais leves que auxiliam no processo de renovar o corpo, como água, limão, melancia e abacaxi.

A também nutricionista funcional Bianca Innocencio, da Clínica Andrea Santa Rosa, acrescenta que a primeira resposta do corpo com os excessos desse início de ano é a retenção de líquidos e a mudança intestinal. Foi o que aconteceu com Angelina Gomes. A moradora de Guaratiba sofreu com inchaço e aumento de peso graças aos exageros.

"No Carnaval ou festas fica difícil, pois saímos muito. Não temos horários rígidos com a família toda reunida. Fora as viagens! Nesse período não cuidei da saúde, não tive essa preocupação e cuidado. Relaxei. Com churrasco, pizzas, pães, sorvetes. A consequência é o aumento de peso e inchaço", afirma Angelina, de 53 anos, que ainda tem glicose alta. Agora ela pretende voltar com a dieta e os exercícios físicos que faz questão de ressaltar serem apenas para cuidar da saúde. 

Para quem abandonou as atividades no Carnaval, é importante atentar para a intensidade dos exercícios e não exagerar tentando recuperar o tempo perdido. Segundo Alexandre Lobo, personal trainer, é importante não voltar confiando no condicionamento físico de antes: “O ritmo agora é outro e pouco a pouco pode ser aumentado e exigido mais de si mesmo”.

Aos que esperavam o Carnaval passar para iniciar uma atividade, a dica é ir com cautela. “Faça uma avaliação física e inicie exercícios devagar e com orientação de um profissional”, afirma a fisioterapeuta Graziele Almeida, do Universo Postura Pilates.

O desânimo compartilhado agora pelos foliões pode ser combatido com atitudes simples. A educadora física Pâmella Dias Leite recomenda optar por atividades prazerosas com as quais a pessoa se identifique. “É importante manter uma rotina e não faltar, estabelecer metas e registrar as conquistas. Isso ajuda a não abandonar o treino no próximo feriado prolongado.”

Felipe Bouchuid, estudante de Biomedicina, emendou a correria do fim do período na faculdade ao Carnaval: "Eu sabia que não adiantaria pagar academia em janeiro porque eu não iria por causa das provas na faculdade, e não iria no início do fevereiro também, porque não dá para frequentar academia no carnaval", conta o jovem de 23 anos, entre risos. Por consequência da quebra da rotina, Felipe diz que engordou, mas não observa grandes mudanças no corpo. 

Entre as atividades mais recomendadas para a volta, estão as aulas de pilates. Os exercícios que trabalham com pernas e costas, eles serão responsáveis por aliviar a dor e o cansaço provocados pelos longos períodos na folia. "Aulas de pilates, bodyart, antigravity e alongamento são ótimas para proporcionar o aumento da flexibilidade, ativando a circulação e desenvolvendo o equilíbrio muscular", indica a personal trainer e diva fitness eleita pela World Beauty Fitness and Fashion de Londres, Elaine Babo.


PARA (RE)COMEÇAR

1) Invista na desintoxicação do organismo: opte por alimentos mais leves, diuréticos e que auxiliam no processo de detoxificação como água, limão, melancia, abacaxi, couve e salsinha.

2) Cuidado com a pele: depois de a pele ter ficado tão exposta ao sol, o ideal é investir em ações cotidianas. Limpe a pele com demaquilantes e sabonetes suaves, use hidratantes específicos, e não esqueça do protetor solar.

3) Dê estímulos para emagrecer: escolha atividades físicas que proporcionem prazer e com as quais você se divirta. Se não gosta de musculação, há outras opções como dança de salão, hidroginástica, vôlei ou futebol.

4) Tenha bom senso: emagrecer exige dedicação. Estipule uma meta a longo prazo, planejando quantos quilos quer perder por mês. Evite pensar naquela pessoa que perdeu o triplo do peso, pois cada organismo reage de uma forma diferente.

5) Retome a prática de exercícios: volte com sua rotina de atividades físicas, mesmo que no início ainda vá poucos dias. Para acostumar o corpo novamente, o recomendado é progressivamente aumentar a intensidade.

6) Invista em exercícios específicos: você deve acrescentar aos treinos exercícios específicos para pernas e costas. Eles aliviarão a dor e o cansaço nesse período pós-folia.

7) Reequilibre o horário do sono: o seu corpo precisa de sono regulado. Determinados hormônios são produzidos durante o sono e a ausência de luminosidade, causando consequências diversas ao organismo.


Reportagem da estagiária Rita Costa

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