Cientistas imprimem partes do corpo humano em 3D para implante

Novidade mistura gel e células vivas. Foram feitos músculos, orelhas do tamanho das de bebê e maxilares de adulto

Por O Dia

Estados Unidos - Um grupo de cientistas está imprimindo partes do corpo humano em 3D, incluindo estruturas de cartilagem, como orelhas e maxilares, e músculos. O time da Wake Forest University, na Carolina do Norte, Estados Unidos, conseguiu desenvolver a inovação através de uma combinação de células vivas e um gel especial para a impressão. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira pela revista “Nature Biotechnology”.

Molde biológico de orelha e parte de maxilar impressos em 3DDivulgação

"Nós fizemos músculos, orelhas do tamanho das de bebê e maxilares do tamanho de um adulto. Estamos imprimido todo tipo", contou o médico Anthony Atala, que faz ´parte do grupo de medicina regenerativa.

A conquista do grupo é um avanço se comparada a tentativas anteriores, que envolviam fazer um molde plástico e depois tentar fazer com que as células crescessem nele ou então imprimir formas do órgão que acabavam sem consistência e morrendo.

De acordo com os pesquisadores, a nova abordagem mistura o gel e as células vivas resultando em um líquido que endurece rapidamente, na consistência de um tecido vivo, com camadas e canais para passagem de nutrientes que alimentam as celular até que os vasos sanguíneos possam fazer esse trabalho naturalmente.

Os moldes biológicos são feitos a partir de informações obtidas por exames de imagem como a tomografia computadorizada, por exemplo. Quando implantados, a formação dos órgãos 3D deve dar lugar a tecidos originados do próprio corpo humano. A inovação está na fase de testes com animais em laboratório.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência