Papa Francisco ressalta união em encontro com presidente da Argentina

Macri e o papa tiveram divergências no passado em torno da questão do casamento gay

Por O Dia

Vaticano - O papa Francisco recebeu neste sábado o presidente da Argentina Mauricio Macri. No encontro, o papa enfatizou a ideia de união ao presentear Macri com uma medalha com a figura de uma oliveira com dois ramos. Ao entregar a medalha, o papa disse que a imagem simbolizava a unidade quando algo "algo no meio não funciona".

Macri e o papa tiveram divergências no passado em torno da questão do casamento gay. Em 2009, Francisco era arcebispo de Buenos Aires e Macri, prefeito da capital argentina. Na época, o então arcebispo criticou o prefeito por não ter apelado na Justiça quando um casal gay processou o município por não conceder uma licença para o casamento. O casal ganhou a causa.

O Vaticano insiste que o casamento deve ser realizado apenas entre um homem e uma mulher, mas Macri argumentou à época que a realidade precisa ser aceita. Em 2010, a Argentina legalizou o casamento gay.

A reunião deste sábado foi considerada "cordial" pelo Vaticano. No encontro foram abordadas "questões de interesse mútuo, tal como a ajuda ao desenvolvimento, o respeito aos direitos humanos, a luta contra a pobreza e o narcotráfico, justiça, paz e reconciliação social", informou o Vaticano. Fonte: Associated Press. 

Últimas de _legado_Mundo e Ciência