Nasa adia lançamento de missão para Marte em dois anos

Em dezembro do ano passado, os norte-americanos já haviam avisado que o envio iria atrasar

Por O Dia

Roma - A Nasa confirmou nesta quarta-feira que a missão Insight, que exploraria a superfície de Marte, foi adiada para 2018. Segundo comunicado, o lançamento do equipamento será realizado no dia 5 de maio daquele ano e a aterrissagem prevista para 28 de novembro de 2018.

Em dezembro do ano passado, os norte-americanos já haviam avisado que o envio iria atrasar.
A missão espacial deveria ter sido inicializada neste mês, mas foi suspensa por problemas na reparação de um dos instrumentos da sona, o "seismometer" - um tipo de sismógrafo como os que revelam ondas sísmicas dos terremotos em nosso planeta.

A peça foi construída pelo Centro Espacial Francês e agora será consertada pelo Jet Propulsion Laboratory, que fica em Pasadena, nos Estados Unidos. O instituto também será o responsável para verificar o instrumento, enquanto os especialistas franceses farão o teste de integração à sonda, em processo que deve ser finalizado em 2017. As duas agências farão revisões temporárias, a cada seis meses, para avaliar os avanços técnicas.

O custo desse atraso será ainda divulgado, com uma estimativa que será anunciada em agosto. O chefe da divisão planetária da Nasa, Jim Green, afirmou ainda que a agência espacial norte-americana está avaliando outros cinco projetos exploradores - incluindo uma missão a Vênus - e que serão desenvolvidos, concomitantemente, até 2020.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência