Por felipe.martins

Berlim -  A União Democrata Cristã (CDU), partido da chanceler alemã Angela Merkel, saiu derrotado em três dos principais estados da Alemanha, que realizaram ontem eleições locais. Segundo pesquisa de boca de urna, a CDU perdeu para o Partido Social-Democrata (SPD) na Renânia-Palatinado, que teve 37,5% contra 32,8%, ficou atrás do Parido Verde em Baden-Württemberg, com 31% a 26,9%, e sofreu derrota também na Saxônia-Anhalt para o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que teve 21,8% e que baseou sua campanha nos slogans “Proteger as fronteiras” e “Deter o caos do asilo”.

A derrota é justificada pela política de proteção aos imigrantes do governo Merkel. Segundo pesquisas, os alemães acreditam que já estão no limite e não devem mais acolher imigrantes. Em seu último comício, Merkel defendeu sua política alegando que “há situações na vida em que não se pode fazer um longo debate sobre princípios. As pessoas chegaram de repente e precisavam de proteção”.

A chanceler, que vai enfrentar eleições ano que vem, pretende se encontrar esta semana com líderes europeus para pedir que eles apoiem um acordo com a Turquia para deter a chegada de refugiados. 

Você pode gostar