Obama desembarca em Havana e se diz ansioso para conhecer cubanos

No Twitter, presidente americano usou expressão popular em espanhol para perguntar como estão os cubanos

Por O Dia

Cuba  - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou ontem, em Havana, capital de Cuba, para uma visita histórica, marcada pelo simbolismo e pelas fortes expectativas de uma nova era de relações entre Estados Unidos e Cuba após décadas de hostilidade entre os dois países. A poucas horas da chegada de Obama, dezenas de opositores e ativistas das Damas de Branco que protestavam contra o governo cubano foram detidos.

A aeronave Força Aérea 1 tocou o solo do aeroporto internacional José Martí por volta das 16h20 (17h20 no horário de Brasília) , depois de um voo de três horas desde Washington. O presidente saiu do avião acompanhado pela primeira-dama, Michelle Obama, pelas filhas Sasha e Malia, e pela sogra, Marian Robinson. O plano é ficar dois dias e meio em Havana. Obama deixa Cuba amanhã à tarde para uma visita à Argentina.

Acompanhado da primeira-dama%2C Michelle%2C Barack Obama tornou-se primeiro presidente norte-americano a visitar Cuba em quase 90 anosAgência Brasil

A viagem de Obama a Cuba — a primeira de um presidente norte-americano no cargo desde Calvin Coolidge em 1928 — ocorre 15 meses depois que ele e o presidente de Cuba, Raúl Castro, anunciaram um acordo para retomar relações diplomáticas.

Sua primeira parada será um encontro com funcionários da embaixada dos EUA, seguido de um passeio a pé por Havana Velha. Obama planeja visitar a catedral católica da cidade. Ele será saudado pelo cardeal Jaime Ortega, que com o Papa Francisco ajudou a facilitar a distensão entre os EUA e Cuba.Obama e Castro devem se reunir hoje.

Com Agência Estado

Últimas de _legado_Mundo e Ciência