Obama se encontra hoje com Raúl Castro em Cuba e se reúne com empreendedores

Compromisso entre os lídres será o terceiro desde o anúncio do restabelecimento das relações, mas o primeiro que ocorre em território cubano

Por O Dia

Havana - Em seu segundo dia de visita a Cuba, o presidente dos EUA, Barack Obama, irá se encontrar com o presidente cubano, Raúl Castro, nesta segunda-feira no Palácio da Revolução. Antes disso, Obama participará também de um fórum de negócios entre líderes empresariais norte-americanos e empreendedores cubanos.

O encontro entre Obama e Castro será o terceiro desde o anúncio do restabelecimento das relações, mas o primeiro que ocorre em território cubano. O encontro será durante um jantar de Estado.

Encontro histórico entre Obama Raúl Castro%2C durante a Cúpula das Américas%2C na Cidade do Panamá%2C no ano passado. O primeiro entre os lídres dos dois países em mais 50 anosReprodução

Em entrevista à rede ABC, Obama reconheceu que uma mudança nas relações não ocorrerá da noite para o dia. "Ainda temos diferenças significativas em torno dos direitos humanos e liberdades civis, mas fazer a viagem neste momento poderá maximizar a nossa capacidade para pedir mais mudanças", disse o presidente dos EUA.

Obama também revelou que planeja anunciar que o Google tem tomado medidas para melhorar o acesso à internet na ilha.

Durante o dia, como é de costume nessas visitas oficiais, Obama deixará uma coroa de flores na estátua do herói independentista José Martí, na emblemática Praça da Revolução, onde há também uma efígie de Ernesto Che Guevara, antes de se encontrar com Castro.

Além do encontro com Castro, um dos principais eventos de hoje é a reunião entre líderes empresariais dos EUA com representantes de companhias estatais cubanas e do incipiente setor privado da ilha, cooperativas e os chamados "cuentapropistas", ou empreendedores. 

Últimas de _legado_Mundo e Ciência