Barack Obama alerta para uso de arma nuclear em ataque terrorista

Presidente dos Estados Unidos pediu a líderes de todo o mundo que façam mais para salvaguardar usinas

Por O Dia

Estados Unidos - O presidente Barack Obama fez, nesta sexta-feira, alerta sobre a ameaça persistente de terroristas obterem materiais nucleares, apesar do progresso na redução de tais riscos, e pediu a líderes de todo o mundo que façam mais para salvaguardar usinas.

“Não há dúvida de que, se estes loucos colocassem as mãos em material nuclear, eles certamente o usariam para matar tantas pessoas quanto possível”, disse ele na Cúpula de Segurança Nuclear. Obama mencionou os temores de que grupos como Al-Qaeda e Estado Islâmico tentem conseguir ogivas, dizendo que não é hora de a comunidade internacional ser complacente.

Barack Obama entre os presidentes da França François Hollande e Xi Jinping%2C da China Efe

O líder norte-americano está recebendo em Washington mais de 50 líderes globais em sua quarta e última cúpula. A postura desafiadora da Coreia do Norte, que declarou que continuará com seus programas nuclear e de mísseis, também teve destaque na pauta.

Obama tem menos de 10 meses para levar a cabo uma de suas principais iniciativas de política externa. Embora tenha havido avanços, muitos defensores do controle de armas dizem que o processo diplomático — que Obama concebeu e advogou — perdeu ímpeto e pode desacelerar mais depois que ele deixar a Casa Branca em janeiro.

Os ataques a bomba de militantes em Bruxelas no mês passado atiçaram os temores de que o Estado Islâmico possa visar a usinas nucleares, roubar material nuclear e desenvolver ‘bombas sujas’ radioativas no futuro.

Com informações da Reuters

Últimas de _legado_Mundo e Ciência