Telescópio da Nasa enfrenta problemas e entra em 'modo de emergência'

Kepler procura por planetas habitáveis fora do sistema solar e já alertou agência espacial sobre existência de mais de mil

Por O Dia

Rio - Uma imagem divulgada pela Nasa revelou que seu telescópio Kepler está enfrentando problemas e entrou em "modo de emergência" a 120.700.800 quilômetros da Terra, informou a Agência Espacial dos Estados Unidos neste domingo em comunicado. O aparelho procura por planetas habitáveis fora do sistema solar.

Telescópio Kepler%2C da Nasa%2C procura por planetas habitáveis fora do sistema solar Divulgação

"Tirar a nave do estado de emergência é uma prioridade para nossa equipe neste momento", afirmou o chefe da missão deste telescópio, Charlie Sobeck. O modo é o nível mais baixo em que a nave pode operar. O último contato com o Kepler ocorreu no dia 4 de abril.

A primeira missão do telescópio foi em 2012 e desdes então, a Nasa já foi alertada sobre 5 mil planetas fora do sistema solar pelo aparelho, dos quais mil foram confirmados. Em 2014, o telescópio Kepler começou a identificar estrelas jovens, supernovas e outros corpos astronômicos. Sua missão de maior reconhecimento foi em 2015 quando descobriu uma zona habitável de uma estrela similar ao sol que a Nasa batizou de "primo da Terra".

Últimas de _legado_Mundo e Ciência