Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - A Casa Branca confirmou nesta terça-feira que o presidente norte-americano, Barack Obama, fará uma visita histórica à cidade japonesa de Hiroshima durante sua viagem à Ásia no fim de maio. Com isso, Obama se tornará o primeiro presidente norte-americano no cargo a visitar Hiroshima.

O caminho foi aberto no mês passado pelo secretário de Estado, John Kerry, que esteve no Memorial da Paz da cidade destruída por uma bomba atômica lançada pelos EUA na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A bomba foi jogada em Hiroshima em 6 de agosto de 1945 e matou 140 mil pessoas.

Obama prepara visita histórica a Hiroshima, devastada por bomba atômica lançada pelos EUAEFE

Três dias depois, os EUA atacaram Nagasaki, no sudoeste do arquipélago japonês, motivando Tóquio a se render na guerra. Apesar da visita, Obama não deve pedir desculpas ao Japão pela destruição, conforme já antecipado pela Casa Branca.

"Obama fará uma visita histórica a Hiroshima com o primeiro-ministro Shinzo Abe para ressaltar o compromisso e perseguir a paz e a segurança do mundo sem armas nucleares", disse o governo dos EUA.

Obama pisará em Hiroshima no fim de sua 10ª viagem pela Ásia desde que assumiu a Presidência dos EUA. O giro começará em 21 de maio e terminará uma semana depois. Ele passará pelo Vietnã, onde terá reuniões em Hanói e Ho Chi Min City, e pelo Japão, ocasião em que também participará da reunião do G7 (grupos dos sete países mais industrializados).

Você pode gostar