Conta Social: Por um turismo sustentável no Rio

Ideia de campanha é mobilizar turistas e moradores para promover o turismo sustentável e consciente

Por O Dia

Rio - Que o Rio de Janeiro é lindo, apesar de todas as suas mazelas, todo mundo sabe. Mas como dar uma mãozinha para que as maravilhas da cidade não sejam destruídas ou esquecidas? A campanha ‘Eu Cuido do Meu Destino’, recém-lançada, tem esse propósito. A ideia é mobilizar turistas e moradores para promover o turismo sustentável e consciente. Mas como?

Parceria entre a Cisco, o Abraça Sustentabilidade Rio 2016 e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a iniciativa prevê três projetos de intervenção urbana na região do Porto Maravilha. No dia 13 de agosto será lançado o roteiro turístico no Morro da Conceição, mapeado por alunos de três escolas da região. No fatídico 11 de setembro será entregue a nova escadoria da Conceição, revitalizada com arte em mosaicos.

Para engajar o público, foi criado o aplicativo gratuito ‘Eu Cuido’, lançado com festa no novo palco aberto para artistas locais na Praça dos Estivadores. Oficinas presenciais e eventos abertos ao público completam o programa. Detalhes estão no site www.passaporteverde.org.br.

POLUIÇÃO NA BAÍA

Já tem data marcada a audiência pública para discutir um problema que o carioca está careca de saber: a poluição da Baía de Guanabara. Será em 26 de agosto, no dia seguinte ao encerramentos dos Jogos Olímpicos. O Ministério Público Federal quer apurar, a fundo, os motivos do insucesso das políticas para a despoluição. “A sobrevivência da baía exige mais do que promessas e euforias de campanha”, diz.

BOAS AÇÕES EM DIA

Dez clínicas populares do Rio já participam da campanha #medicoparaquemprecisa,parceria com a Doutor Já. São mais de 320 profissionais (médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonos), atendendo gratuitamente pacientes do SUS.

Para quem não conhece as belezas naturais de São Gonçalo: hoje acontece nova edição do projeto ‘Caminhadas e Visitas Turísticas’, desta vez, na APA do Engenho Pequeno. Organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, o evento é gratuito.

O curso de inglês Brasas, que completa 50 anos, prepara para janeiro de 2017 abrir sua primeira unidade sustentável, na Barra da Tijuca. Terá telhado verde, energia solar, eficiência no consumo de água e energia, materiais e recursos sustentáveis.

Está marcado para dia 30 o Arraiá da Clínica da Alegria. Com sede em Niterói, a ONG visita hospitais, asilos e orfanatos e precisa de doações.


Últimas de _legado_Mundo e Ciência