Por gabriela.mattos

Rio - Nem só de badalação, comidinhas, bebidinhas, atrações culturais e experiências esportivas se faz uma casa temática nessa Rio 2016. Além de transportar a magia do Papai Noel para a cidade, a Finlândia quer trazer a sua experiência positiva no desenvolvimento de tecnologias limpas.

Com recursos naturais escassos e clima severo, o pequeno e gelado país pode servir de exemplo para o Brasil, de proporções continentais e enorme biodiversidade. Conhecida por sua excelência em educação, a nação foi considerada a mais verde do mundo pelo ‘The Environmental Performance Index de 2016’.

Terra do Papai Noel e tecnologia limpa na casa da FinlândiaDivulgação

O motivo? Mais de 40% do financiamento público em pesquisa e desenvolvimento público vão para o setor de energia e meio ambiente. O país nórdico se destaca em construções sustentáveis, energia solar, gestão de resíduos, água limpa e mineração verde.

Amanhã a Casa da Finlândia — aberta desde sexta-feira na Casa França-Brasil, no Centro do Rio — realiza evento para apresentar tecnologias inovadoras que ajudam na prevenção e recuperação de danos ao meio ambiente. A ação é promovida pela Cleantech Finland, que reúne as maiores empresas de tecnologia limpa da Finlândia.

Academia antenada

Em tempos de Jogos Olímpicos, uma boa notícia. O complexo esportivo Tio Sam, mega-academia de ginástica em Camboinhas, Niterói, vai passar a utilizar energia solar. A Prátil, do Grupo Enel, anunciou que fechou contrato para instalar uma solução completa com 200 painéis fotovoltaicos na unidade. Além de economia na conta de luz, a geração de energia solar evitará a emissão de 10 toneladas de CO2 na atmosfera. Algo como 60 árvores na região por ano.

Por menos veneno

Fabricantes e distribuidores de defensivos agrícolas, produtores rurais e poder público celebram quinta-feira o Dia Nacional do Campo Limpo. Em sua 12ª edição, a data conscientiza sobre a destinação ambientalmente correta de embalagens vazias desses produtos altamente tóxicos. No Estado do Rio, haverá ações na central de recebimento em Campos dos Goytacazes.

Boas ações em dia

Graças a suas ações para promover a equidade de gênero e raça, Furnas foi convidada pela ONU a participar de fórum internacional sobre o tema em novembro, no Panamá.

Duas garrafas PET = uma camiseta 50% algodão. Para contribuir com a saúde do planeta, a marca de roupas Vestígio acaba de lançar sua linha de camisetas ‘verdes’, nas cores preta e branca.

Você pode gostar