Gato com olhos de cores diferentes deixa lista de animais ameaçados de extinção

Fofíssimo, ele é caracterizado por uma pelagem totalmente branca, um olho na cor azul-turquesa e outro na cor âmbar

Por O Dia

Turquia - Os gatos de Van, encontrados no leste da Turquia, estão a salvo da extinção, de acordo com associações do país. Amantes dos animais estão comemorando o aumento da população, que atinge a marca de quase mil bichanos após passar pelo perigo de ter menos de 100, em 1992. Fofíssimos, os animais possuem uma pelagem totalmente branca e, sua marca registrada, um olho na cor azul-turquesa e outro âmbar.

Gato de Van é conhecido por ter olhos de cores diferentes e pelo totalmente branco Reprodução Internet

O número dos felinos subiu não apenas na região de Van, mas em outras partes do país. A imprensa local divulgou recentemente os resultados dos esforços para sua preservação obtidos, entre outros, pela Universidade Yucunzu Wil, que inaugurou um centro de pesquisa para ajudá-los na década de 90. Lá, 144 gatos contam com hospedagem 5 estrelas, com direito a lençóis trocados a cada quinzena e potinhos de comida higienizados cuidadosamente.

No local são mantidos os gatos considerados "puros", aqueles que preservam as características da raça, que além da cor dos olhos, incluem a espessura do pelo e o porte. No entanto, dificilmente toda uma ninhada nasce estritamente assim. Então, os que "fogem do padrão" são doados para moradores da região, que se comprometem em não vendê-los.

Os gatinhos de Van são símbolos da região desde antes da época do Império Otomano e conseguem ser unanimidade entre turcos, armênios e curdos — que vivem em constante conflito.