Sonda é encontrada após dois anos no espaço

Dispositivo que foi enviado para estudar a superfície do Sol volta a se comunicar com a Nasa, que agora tenta reassumir o controle

Por thiago.antunes

Washington - Os cientistas da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês) conseguiram recuperar na noite de domingo uma sonda de investigação solar que estava ‘perdida’ há quase dois anos. A sonda Stereo-B, projetada para trabalhar em conjunto com outra similar realizando observações do Sol, deixou de se comunicar com a Terra no dia 1º de outubro de 2014.

Durante 22 meses, a equipe responsável pela missão mandou sinais a esmo. O contato foi restabelecido pelo observatório Deep Space Network. Segundo a Nasa, a prioridade é “ampliar o processo de recuperação para avaliar a saúde da sonda, reassumir o controle e avaliar todos os instrumentos”.

Imagem de simulação da Nasa mostra a Stereo-B orbitando o SolReprodução

A comunicação com a sonda espacial se perdeu após reiniciar os sistemas da nave para preparar uma das fases mais delicadas da missão, quando o equipamento ficava oculto pelo Sol. O reinício dos sistemas não ocorreu de maneira adequada, e a Nasa não soube mais dela.

Os cientistas tinham ainda mais dificuldade para localizar a sonda porque não sabiam em que parte da órbita ela estava. Alguns pesquisadores consideravam que uma falha em um dos sistemas que detectam a velocidade levou o equipamento a se movimentar fora de controle.

As duas sondas Stereo,lançadas em 2006 em direções opostas, foram pensadas para realizar uma missão de dois anos para observar a atividade do Sol a partir da face que não pode ser observada da Terra. Foram fundamentais para estudar as tempestades solares.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia