Papa Francisco implora por cessar-fogo na Síria

Líder católico considerou desumanos os ataques aéreos que mataram pelo menos 25 pessoas e deixaram 45 feridas, a maioria civis, na cidade de Aleppo

Por O Dia

Vaticano - O Papa Francisco considerou desumanos os ataques aéreos à cidade de Aleppo, no norte da Síria. Ele implorou um cessar-fogo imediato na Síria e pediu que se estenda “ao menos pelo tempo necessário para permitir a retirada dos civis, especialmente das crianças”. O apelo aconteceu no exato momento em que Aleppo estava sob um intenso ataque aéreo.

“Quero destacar e reiterar minha proximidade com todas as vítimas do desumano conflito vivido na Síria. E, com caráter de urgência, renovo meu apelo, implorando a todas as autoridades, com toda a minha força, um cessar-fogo imediato”, disse o Papa na Praça São Pedro.

Pelo menos 25 civis morreram e 45 ficaram feridas nos bombardeios violentos contra os bairros rebeldes da cidade, na região leste, enquanto cinco crianças morreram em um ataque rebelde no sul da Síria. Ao todos, são mais de 250 mil pessoas que vivem na região.

O exército da Sírio, apoiado pela Rússia, bombardeia intensamente a área desde 22 de setembro e provocou a morte de centenas de civis.
Em 28 de setembro, o Papa afirmou que os responsáveis por estes bombardeios deverão “prestar contas diante de Deus”.

Acordo de paz

O ministro das relações exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o secretário de estado dos Estados Unidos, John Kerry, irão se reunir no sábado na cidade de Lausanne, na Suíça, para discutir a situação da Síria.

O encontro será o primeiro desde que Washington quebrou o contato diplomático bilateral com Moscou em relação à Síria. O Departamento de Estado norte-americano informou que Kerry tentará uma “abordagem multilateral” para acabar com a crise, incluindo um cessar da violência e retomada da ajuda humanitária ao País.

O enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, também foi convidado para a reunião.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência