Presidente da China parabeniza Trump e diz que espera 'respeito mútuo'

Durante sua campanha, presidente eleito nos EUA foi muito crítico com o país e o ameaçou insistentemente com a imposição de tarifas

Por O Dia

China - O presidente da China, Xi Jinping, felicitou nesta quarta-feira Donald Trump por sua vitória eleitoral nos Estados Unidos e mostrou sua disposição para trabalhar com o novo chefe de Estado americano dentro do "respeito mútuo" e com um debate "construtivo" das diferenças. A mensagem de Xi para Trump, divulgada pela imprensa oficial chinesa, diz que Estados Unidos e China, as duas maiores economias mundiais, têm uma responsabilidade especial na manutenção da paz e da estabilidade no planeta.

Presidente chinês felicitou Donald Trump por vitória nos EUA EFE

Além disso, EUA e China têm muitos interesses conjuntos e o desenvolvimento de uma relação bilateral e estável serve aos interesses de ambos os povos e às expectativas da comunidade internacional, acrescentou o líder chinês, que garantiu que dá "enorme importância" para a relação com Washington.

"Espero trabalhar com o senhor para expandir a cooperação China-EUA em todos os terrenos", acrescentou Xi, que, no entanto, afirmou que deseja fazê-lo "sobre as bases dos princípios do não conflito, do não confronto, do respeito mútuo". Xi também enfatizou que as diferenças devem ser "controladas de forma construtiva".

Durante sua campanha, Trump foi muito crítico com a China e ameaçou insistentemente com a imposição de tarifas para as importações procedentes do gigante asiático para reduzir o déficit comercial americano com este país.

Além disso, o presidente eleito dos Estados Unidos acusou o governo de Pequim de manipular artificialmente o valor de sua moeda para promover suas exportações.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência