Por pedro.logato

Col√īmbia - Gustavo Vargas, diretor da empresa a√©rea LaMia, que transportava a delega√ß√£o da Chapecoense de Santa Cruz de La Sierra para Medell√≠n, admitiu nesta quarta-feira que o plano inicial era que o avi√£o parasse para fazer um reabastecimento. A falta de combust√≠vel √© uma das principais hip√≥teses investigadas para explicar o acidente.

"Ele (o piloto) tomou a decisão de não parar porque pensou que o combustível daria. Trata-se de um piloto de muita experiência, que fez seu treinamento na Suíça", disse Vargas, em entrevista ao jornal Página Sete, de La Paz (Bolívia).

Avi√£o da Chapecoense caiu na Col√īmbiaEfe

Segundo o executivo, o planejamento inicial estabelecia uma parada para reabastecer em Cobija (Bolívia), na fronteira com o Brasil. Essa opção, porém foi descartada por falta de tempo, uma vez que o voo que levava a Chapecoense de São Paulo para Santa Cruz de La Sierra atrasou. "Infelizmente não conseguimos repor o combustível em Cobija. Estávamos atrasados e Cobija não trabalha à noite", disse ele.

Vargas salientou que o piloto da aeronave tinha um plano B aprovado caso o planejamento inicial falhasse. "N√≥s temos alternativas. Uma destas era Bogot√° (Col√īmbia), e se o piloto viu que tinha uma defici√™ncia de combust√≠vel, ele tinha todo o poder para entrar e fazer o reabastecimento", disse o executivo

A aeronave RJ85 tem capacidade padr√£o menor do que o trajeto previsto para ser percorrido pelo modelo que caiu nesta ter√ßa-feira. Informa√ß√Ķes da consultoria em avia√ß√£o alem√£ Jacdec, com base na ficha t√©cnica da fabricante, apontam que a dist√Ęncia m√°xima padr√£o do RJ85 que pode ser percorrida pelo modelo √© de 1.600 milhas mar√≠timas (equivalente a 2.965 quil√īmetros).

J√° a dist√Ęncia direta entre o Aeroporto Internacional Viru-Viru, de Santa Cruz de la Sierra, na Bol√≠via, e o Aeroporto Olaya Herrera, em Medell√≠n, na Col√īmbia, √© de 1.605 milhas mar√≠timas, ou 2.975 quil√īmetros (em linha reta).

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