Reator nuclear pode estar ativo

O projeto 38 North, de monitoramento da Coreia do Norte, sediado em Washington, disse que análises mostraram sinais de que o reator em Yongbyon estava sendo religado

Por O Dia

Coreia do Norte - Imagens de satélites indicam que a Coreia do Norte retomou as operações em um reator da principal instalação nuclear usada para produzir plutônio em programa de armas nucleares, disse um centro de estudos norte-americano.

O projeto 38 North, de monitoramento da Coreia do Norte, sediado em Washington, disse que análises mostraram sinais de que o reator em Yongbyon estava sendo religado. “Imagens mostram vapor de água (provavelmente quente) na saída de água para resfriamento do reator, uma indicação que o reator provavelmente está operando”, disse o órgão em relatório.

As operações do reator estavam suspensas desde o fim de 2015. Um relatório anterior, elaborado pelo especialista nuclear Siegfried Hecker em setembro do ano passado, estima que a Coreia do Norte tenha estoques de até 54 quilos de plutônio, o suficiente para seis a oito bombas. E capacidade de produzir cerca de uma bomba por ano.

Em discurso de Ano Novo, o líder norte-coreano Kim Jong Un disse que o país está perto de fazer teste de lançamento de um Míssil Balístico Intercontinental.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência