Governo retoma um dos últimos redutos do Estado Islâmico no Iraque

Cidade de Tal Afar foi retomada por forças iraquianas

Por O Dia

Iraque - O Iraque anunciou, nesta quinta-feira, que suas forças retomaram do grupo Estado Islâmico (EI) a cidade de Tal Afar, um dos três últimos redutos extremistas no país, o que conclui a reconquista da província de Nínive.

Após essa derrota, o EI, que chegou a controlar até um terço do território iraquiano em 2014, detém apenas uma cidade no norte de Bagdá e três localidades da região desértica na fronteira com a Síria. "Nossa felicidade é total. A vitória chegou e a província de Nínive já está completamente nas mãos das nossas forças", afirmou o primeiro-ministro Haider al-Abadi em um comunicado enviado à AFP, em referência à região do norte do Iraque, na qual as forças do país já haviam recuperado Mossul em julho.

Em 20 de agosto, as forças governamentais e paramilitares iraquianas lançaram um assalto contra Tal Afar, 70 km a oeste de Mossul. "Tal Afar, a resistente, se junta a Mossul, a cidade livre, e recupera seu lugar no território nacional", ressaltou o premiê.

Iraque retoma Tal Afar%2C cidade que havia sido ocupada pelo Estado IslâmicoAFP/Ahmad Al-Rubaye

A retomada da localidade, apontada na semana passada pelo general britânico Rupert Jones, é a segunda sob o comando da coalizão internacional antiextremistas e "encerra a presença militar do EI no norte do Iraque".

Últimas de _legado_Mundo e Ciência