Fone de ouvido pode causar até surdez

Uso frequente de fones em níveis sonoros acima do recomendado tem causado zumbidos e perda de audição

Por O Dia

Rio - Coloridos, customizados, de vários tamanhos e formatos diferentes, os fones de ouvido tornaram-se ameaça para os adolescentes. Seu uso diário e inadequado, em níveis sonoros acima do recomendado, pode causar zumbidos e até mesmo perda de audição. Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, até 35% dos casos de surdez são consequências da exposição a ruídos diários, também presentes em boates, shows e festas.

Fone de ouvido pode causar até surdezAgência O Dia

Testes auditivos feitos pela Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com 170 homens e mulheres, de 11 a 17 anos, revelaram que mais da metade dos entrevistados (54,7%) que usam fones todos os dias, sentiu zumbido nos ouvidos nos últimos 12 meses. Do total, 51% disseram que sentiram zumbido logo após usar fone de ouvido por muito tempo ou ao saírem de ambiente muito barulhento.

O mais alarmante, de acordo com os pesquisadores, é que os jovens alegaram não se incomodar com o ruído e, por conta disso, não relatam o problema aos pais, e, consequentemente, não procuram ajuda médica. "A exposição a sons frequentes acima de 85 decibéis pode provocar danos irreversíveis à audição com o passar do tempo", alertou a fonoaudióloga Isabela Carvalho, da empresa Telex Soluções Auditivas.

Os primeiros sinais de perda auditiva são exatamente os zumbidos, chamados Tinnitus, em um ou nos dois ouvidos, com efeitos dramáticos. Os pacientes ficam atordoados, uma vez que o mal interfere no sono, na concentração, na comunicação e na capacidade de relaxar. Nos adolescentes o incômodo provocado pelo zumbido pode também afetar os estudos.

"A grande preocupação é que a Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (Painpse) tem efeito cumulativo e vai se agravando com o tempo", explicou Isabela, que é especialista em audiologia. Ela adverte que níveis intoleráveis de ruído podem levar à perda de audição entre os 30 e 40 anos.

Fone de ouvido pode causar até surdezAgência O Dia

Intensidades de 80 a 90 decibéis aumentam o risco de uma lesão na cóclea órgão dentro do ouvido responsável pela audição. A boa notícia é que já existem soluções para pelo menos amenizar esses problemas. Tanto o zumbido, quanto as perdas auditivas, desde as leves até as severas, podem ser atenuadas com o uso de aparelhos auditivos. E o design moderno e confortável dos aparelhos ajudam a derrubar possíveis resistências e preconceitos.

No Brasil, a Telex lançou o discreto modelo miniRITE. Além do formato moderno e resistente à água, vem com a tecnologia Tinnitus SoundSupport, que oferece opções de controle e de áudio para que cada pessoa possa personalizar os sons que lhe trarão alívio, de acordo com a sua necessidade.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência