Pesquisa aponta que homens em casamentos prósperos possuem coração mais saudável

Estudo relaciona matrimônios que se fortalecem com o tempo e saúde cardíaca

Por O Dia

Paris - De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Journal of Epidemiology & Community Health, nesta terça, os homens cujos casamentos se fortalecem com o passar dos anos têm uma pressão sanguínea e um nível de colesterol mais saudáveis do que os que estão em uma relação ruim com a sua parceira. 

Segundo pesquisa%2C casamentos com um bom relacionamento tendem a deixar o coração do marido mais saudávelFreeImages.com

Segundo o relatório, pesquisadores entrevistaram mais de 600 britânicos para que pudessem definir a "qualidade" de seu casamento em dois momentos de sua vida, uma quando o filho tinha três anos, e outra quando tinha nove. Eles podiam classificar a relação como boa, ruim, melhorando ou piorando. 

Doze anos depois, a equipe avaliou a saúde dos participantes, especialmente, os fatores de risco para doenças cardiovasculares. Os homens que descreveram seus matrimônios como "melhorando" tinham um nível de colesterol melhor e um peso mais saudável, segundo o estudo publicado no Journal of Epidemiology & Community Health. 

Por outro lado, a pressão sanguínea para aqueles que achavam que sua relação "piorava" estava deteriorada anos depois. "As mudanças na qualidade do casamento parecem prever o risco de doença cardiovascular", concluiu a pesquisa. 

No entanto, não foram observadas diferenças significativas entre os homens cuja relação era em geral boa ou em geral ruim.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência