Macri 'vence' eleições na Argentina

Vitória abre caminho para sua reeleição em 2019 e dificulta o trabalho para a ex-presidente de esquerda Cristina Kirchner

Por O Dia

Argentina - O presidente de centro-direita Mauricio Macri foi o grande vencedor das legislativas de meio de mandato na Argentina, domingo, uma vitória que abre caminho para sua reeleição em 2019 e dificulta o trabalho para a ex-presidente de esquerda Cristina Kirchner.

Presidente amplia maioriaAFP

A vitória do Cambiemos, a aliança de Macri, é um selo de aprovação para seus dois primeiros anos de administração. Para Kirchner, o revés foi amargo, tendo sido derrotada por Esteban Bullrich, ex-ministro de Macri sem carisma.

Apesar de tudo, a ex-presidente foi eleita senadora na Província de Buenos Aires, onde 40% do eleitorado nacional está concentrado, o que lhe dá imunidade parlamentar, agora que é acusada de corrupção.

A vitória do oficialismo foi facilitada pela divisão do peronismo, movimento criado nos anos 1940 pelo general Juan Perón, do qual Cristina Kirchner faz parte. O peronismo está fragmentado e não parece haver perspectivas de união.

 

Últimas de _legado_Mundo e Ciência