Dicas para entrar em forma no verão

Com o aumento da preocupação com o corpo e com a saúde, cada vez mais pessoas controlam o peso diariamente

Por O Dia

Rio - Faltam menos de 30 dias para começar o verão e as academias estão repletas de alunos suando a camisa para entrar em forma. Se esse é o seu caso ou se ainda precisa correr atrás do prejuízo para vestir o biquíni sem culpa, aqui estão algumas dicas práticas e baratas para entrar na estação mais quente do ano com tudo em cima.

O personal trainer e educador físico pela UFRJ Alexandre Barcellos lembra que, entes de mais nada, o primeiro passo para entrar em forma é ter força de vontade. Ele lista algumas dicas que vão dar um “gás” na hora de praticar os exercícios:

"Com o peso do próprio corpo, já se consegue um ótimo resultado treinando até em casa, mas um acompanhamento profissional é de extrema importância", reforça o personal. Antes de fazer qualquer treino, mesmo que em casa ou na rua, Barcellos garante que a pessoa precisa passar por uma consulta com um clínico ou cardiologista para saber se está apto a realizar testes de esforço.

Outra dica é contar com um kit de aparelhos para monitoramento composto por frequencímetro, para monitorar a intensidade do treinamento, e balança de bioimpedância, para monitoramento do peso e composição corporal. A balança digital G-Tech Glass PRO, que ele utiliza nos treinos, mede não apenas peso, mas também percentual de gordura, água, massa muscular e massa óssea do organismo. 

Com o aumento da preocupação com o corpo e com a saúde, segundo o especialista, cada vez mais pessoas controlam o peso diariamente. Só que nem sempre o peso final mostrado na balança demonstra o resultado real do esforço investido em dieta e exercício físico. Muitas vezes, a pessoa que pratica exercícios físicos perde gordura, mas ganha massa muscular.

Por isso, o recurso da balança de bioimpedância pode fazer muita diferença em pouco tempo, ajudando a demostrar semanalmente os resultados alcançados com a atividade física. Com o acompanhamento regular desses índices, é possível identificar se o objetivo de treino e dieta estão sendo conquistados, verificar como o corpo está reagindo, e ajustar em detalhes o processo para atingir os objetivos traçados.

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