Grécia: 1,6 tonelada de maconha apreendida após perseguição no mar

Policiais prenderam 10 pessoas e desmantelaram esquema de tráfico de drogas vinda da Albânia

Por O Dia

Grécia - A polícia grega anunciou, neste domingo, ter desmantelado um esquema de tráfico de drogas provenientes da Albânia, além da prisão de 10 pessoas e apreensão de 1,6 tonelada de maconha após uma perseguição no mar Jônico. 

A rede criminosa operava entre Grécia e Albânia, além de outros mercados europeus, como Itália, usando lanchas para atravessar a droga, afirmou a polícia em um comunicado. Os policiais, com apoio de um avião da Frontex, a agência europeia de fronteiras, perseguiram no sábado uma lancha que tinha acabado de ser carregada com a droga na costa albanesa.

A embarcação foi finalmente apresada perto da costa de Atenas, após uma troca de tiros, e foi encontrada 1,6 tonelada de cannabis. Guardas-costas caíram na água e ficaram levemente feridos durante a ação. 

Outros três integrantes do carregamento da lancha - dois albaneses e um italiano - e sete supostos cúmplices - quatro albaneses, um italiano, um búlgaro e um grego - foram presos em Atenas. Uma segunda lancha foi detida. 

Os serviços gregos estão em contato com seus equivalentes europeus para passar adiante as informações sobre a rede, acrescentou a polícia. 

Entre a Grécia e a Itália, o mar Jônico também é há anos cenário de um tráfego intenso de refugiados e imigrantes.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência