Homem das neves era urso

Os cientistas concluíram que o DNA dessa imensa e furtiva criatura meio humana que, segundo a lenda, habita pontos inacessíveis do Himalaia, pertence a três subespécies de urso

Por O Dia

Estados Unidos - O mítico Yeti, também conhecido como o Abominável Homem das Neves, é na verdade um urso das altas montanhas da Ásia, segundo estudo publicado ontem na revista científica 'Proceedings of the Royal Society B'. Os cientistas concluíram que o DNA dessa imensa e furtiva criatura meio humana que, segundo a lenda, habita pontos inacessíveis do Himalaia, pertence a três subespécies de urso: negro asiático, pardo tibetano e pardo do Himalaia.

"Nossa descoberta sugere fortemente que os elementos biológicos que sustentam a lenda do Yeti podem ser encontrados em ursos locais", disse Charlotte Lindqvist, da Universidade de Buffalo.

Embora não seja o primeiro a reduzir o mito do Yeti a ursos, este estudo reúne uma riqueza sem precedentes de evidências genéticas obtidas a partir de ossos, dentes, pele, cabelos e amostras fecais anteriormente atribuídas à criatura misteriosa.

Todos estes elementos, procedentes de coleções privadas e de museus ao redor do mundo, são, na realidade, restos de 23 ursos distintos, segundo os pesquisadores.

 

Últimas de _legado_Mundo e Ciência