Autor do ataque em Nova York não tem ligação com grupos terroristas

Suspeito era natural de Bangladesh e não era conhecido pela polícia. Além disso, não há indícios de que ele tenha de radicalizado

Por O Dia

EUA - O suspeito de ser o responsável pela tentativa de ataque terrorista desta segunda-feira, em Nova York, identificado como Akayed Ullah, de 27 anos, era natura de Bangladesh, segundo a imprensa americana.  

De acordo com informações da polícia, o suspeito teria inspirações radicais do Estado Islâmico, mas não tinha contato com o grupo terrorista. A CNN e a CBS News afirmaram que ele teria dito a autoridades que agiu em reação às ações de Israel em Gaza.

O atentado ocorre seis dias após o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão é considerada polêmica, já que os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense sobre a cidade como um todo.

Ullah vive nos EUA desde 2011 e tem status legal de residência permanente. Ele não tinha histórico criminal e visitou Bangladesh pela última vez em setembro. De acordo com o inspetor geral da polícia local, as informações foram emitidas com base no número de passaporte de Ullah.

Segundo a polícia de Bangladesh, o suspeito não era conhecido pelas forças policiais locais. As autoridades tentaram saber ele teria se radicalizado no país, mas não acharam elementos a respeito. Bangladesh sofreu muitos atentados jihadistas nos últimos anos.

Akayed UllahReprodução TV Globo

"Até agora, seu nome não está em nossa longa lista de pessoas radicalizadas ou membros de grupos terroristas em Bangladesh ou no exterior" declarou Sanwar Hosain, chefe da unidade de contraterrorismo.

O autor do ataque também carece de antecedentes penais em seu país.

Um amigo da família de Ullah indicou à AFP que o bengali casou há dois anos, mas não levou sua mulher para os Estados Unidos.

Com informações da AFP

Últimas de _legado_Mundo e Ciência