Itália distribui gratuitamente pedaços de panetone gigante

Serão distribuídos gratuitamente 1.200 pedaços deste panettone de 140 quilos e dois metros de altura

Por O Dia

Itália - Milão, cidade onde nasceu o panettone, presta homenagem ao famoso pão tradicional italiano com uva passas e frutas cristalizadas com um enorme exemplar neste domingo.

Serão distribuídos gratuitamente 1.200 pedaços deste panettone de 140 quilos e dois metros de altura na magnífica Galeria Victor Emmanuel II, a dois passos da Catedral.

Tália distribui pedaços de panetone gigante de graçaAFP

"O panettone é a típica sobremesa de Natal. Embora a moda e a cultura mudem, o panettone continua a ser uma tradição inalterável", explica à AFP Angelo Bernasconi, proprietário da padaria San Gregorio, cuja equipe produziu o pão gigante.

Panetone giganteAFP

O "maior panettone do mundo" teve que ser feito em um forno especial, "enorme, como um armário de mais de dois metros de altura", diz Bernasconi.

"É tão bom quanto o tradicional, mas é um pouco diferente. Um pouco seco, caso contrário o panettone desmoronaria", acrescenta.

Bernasconi foi contactado pela Prefeitura e pela Câmara de Comércio de Milão. O desafio é inédito, embora o chef fabrique todos os anos entre 80 e 120 quilos para hospitais, asilos e grandes empresas.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência