Por marta.valim

A companhia aérea Etihad dos Emirados Árabes Unidos comprou 49% do capital da Alitalia, segundo um acordo anunciado nesta quarta-feira pelas duas empresas após vários meses de negociações.

"Alitalia e Etihad Airways confirmam um acordo sobre os termos e as condições da operação pela qual a Etihad Airways comprará uma participação de 49% da Alitalia", afirma um comunicado.

As duas empresas anunciaram que finalizarão nos próximos dias os detalhes do acordo, que precisa ser aprovado pelas autoridades de concorrência.

A Alitalia tem uma grande dívida e enfrenta graves dificuldades financeiras. O administrador delegado da empresa, Gabriele del Torchio, advertiu no início do mês sobre a necessidade de uma reestruturação "complexa e dolorosa", para a qual não via nenhuma outra alternativa.

O plano poderia significar o corte de 2.200 postos de trabalho de um total de 12.800 funcionários, segundo Del Torchio.

O ministro italiano dos Transporte, Maurizio Lupi, advertiu na segunda-feira aos sindicatos que existiam apenas duas opções: "o plano de reestruturação da Etihad ou o abismo".

O valor da transação não foi anunciado, mas o ministro citou um investimento inicial da Etihad de 560 milhões de euros, aos quais seriam adicionados 690 milhões nos próximos quatro anos para "desenvolver e renovar a frota".

Você pode gostar