Por douglas.nunes

O Brasil terá nesta sexta-feira (12/09) um dia de descontos para games nas principais lojas de e-commerce. O “Brasil Game Day”, realizado pelo Portal Busca Descontos, oferecerá promoções em games, consoles e acessórios, a partir da meia-noite de quinta-feira para sexta-feira e com duração de 24 horas. Casas Bahia, Saraiva.com, Magazine Luiza, Walmart.com, Ponto Frio, Extra.com, MercadoLivre.com e eFacil já estão confirmados na ação, oferecendo produtos com descontos de até 60% por meio do site www.brasilgameday.com.br.

A estimativa do organizador é de que o dia ultrapasse R$ 90 milhões em faturamento de 2014. Na edição de 2013, foram movimentados R$ 75 milhões. O Brasil tem a 11ª maior receita com games no mundo e ocupa a primeira posição na América Latina, segundo a Newzoo. A estimativa de movimentação financeira no mercado de games brasileiro é de R$ 1,34 bilhão em 2014. Com isso, apenas a data seria responsável por 7% de todo o consumo no ano.

Em 2013, a venda de consoles no Brasil cresceu 92,92%, de acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus. Em parte, os números foram alcançados por conta dos lançamentos da nova geração de videogames. No total, 1,4 milhões de consoles foram produzidos no ano passado.

“O mercado de games no Brasil é muito forte e promissor”, explica Leandro Soares, diretor de Marketplace do MercadoLivre.com. “Para ter uma ideia, fizemos uma campanha de liquidação no MercadoLivre e o produto mais vendido durante toda campanha foi o PS4. Outros itens de games também venderam muito bem, fazendo com que essa categoria fosse a terceira mais vendida”. O executivo também garante que irá aproveitar o Brasil Game Day para trazer descontos nos produtos mais desejados pelos gamers. “Vamos selecionar os produtos com base nas buscas que ocorrem no site dentro da categoria games e oferecer os maiores descontos possíveis”.

Segundo a gerente geral de Marketing do e-commerce do Magazine Luiza, Ilca Sierra, o objetivo para esta edição é triplicar a venda da categoria no dia da ação. “Ano passado, foi a primeira edição do Brasil Game Day e as vendas foram muito boas. O Magazineluiza.com teve quatro produtos no ranking de melhores ofertas da campanha”, disse.

A loja terá ofertas para consoles e jogos para PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. A empresa também fará sorteio com clientes que fizerem R$ 100 em compras. Serão dois kits diferentes, cada um com Console, TV 3D LED 50', óculos 3D e três jogos.

O Walmart, que é patrocinador da ação, colocou no ar uma página especial com descontos de até 60% nos produtos. Já o Via Varejo, que participará com Casas Bahia e Extra, oferecerá descontos de até 50% em consoles, jogos, controles e pen drive.

Ação visa ainda combater a pirataria

Além de impulsionar as vendas do setor, um dos objetivos do Brasil Game Day é o de atrair mais consumidores para o mercado legal de games. Um relatório da Aliança Internacional de Propriedade Intelectual (IIPA), realizado em 2012, apontou o Brasil como o quarto maior mercado mundial para games pirateados.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa Ipsos em parceria com a Estudos Marplan EGM, quase metade dos jovens brasileiros (44%), com idades entre 10 e 19 anos, possuivideogames. Entre os adultos, o índice passa para 33% (de 20 a 29 anos) e para 32% (30 a 39 anos).


Você pode gostar