Empresa cria campanha e estende tamanho do tweet no microblog

Trident Brasil lança ferramenta que permite postagens com até 560 toques. Rede social promete aos usuários novas funcionalidades

Por O Dia

Rio - Todo usuário do Twitter já teve vontade de escrever mais de 140 caracteres na rede social. Pensando nisso, e alinhado a sua campanha para a linha Unlimited, que tem como mote “dura muito mais”, a Trident — marca de gomas de mascar da Mondelez Brasil — lançou uma ferramenta que possibilita publicações de até 560 caracteres na rede social.

Disponível em www.duramuitomais.com e criada pela Trident em parceria com a agência digital Espalhe MSL Group, a ferramenta transforma o texto do usuário em imagem, que aparece na plataforma em forma de tweet. Segundo o gerente de Marketing de Trident, Daniel Silber, a expectativa é que o serviço esteja disponível para qualquer usuário da rede social até o final de 2015.

“Aparece apenas uma nota de rodapé dizendo: ‘este tweet é igual ao sabor do Trident Unlimited #duramuitomais’. Uma das principais vantagens é que pode ser acessado de qualquer dispositivo: desktop, tablet ou smartphone”, disse ele, acrescentando que a empresa, que fez a primeira coletiva de imprensa pelo microblog para anunciar a ferramenta, esteve em contato com o Twitter durante todo o processo.

Segundo a assessoria de imprensa do microblog, não houve nenhuma mudança no Twitter em relação ao tamanho das postagens e não há nenhuma ferramenta oficial da companhia para tweets com mais de 140 caracteres. Entretanto, na internet há aplicativos e ferramentas, que extraoficialmente, utilizam imagens, corte da mensagem em diversos posts sequenciados de 140 caracteres, e até HTML para aumentar o tamanho dos tweets na rede social. Um dos mais famosos é o site “TwitLonger”.

Perguntado se há espaço para mudanças na mídia social, o diretor de Estratégia de Marcas do Twitter Brasil, Pedro Porto, afirmou que a plataforma é aberta e ao vivo, o que traz várias possibilidades de inovação. “O Twitter é uma ponte entre as pessoas e o que mais interessa a elas”, completou ele.

A nova ferramenta vai ao encontro com a proposta do Twitter de criar novas formas de interação e aplicativos móveis adicionais, para tentar conter a queda de engajamento dos usuários e voltar a crescer. O microblog tem hoje cerca de 284 milhões de usuários, número considerado pequeno com comparação aos 1,3 bilhão do seu principal concorrente, o Facebook.

Em reunião com investidores nessa semana, o CEO da empresa, Dick Costolo, apresentou novas ferramentas e aplicações para o microblog, em resposta aos meses de dúvida dos acionistas sobre a desaceleração do crescimento e queda do volume de negócios. Segundo ele, se os planos derem certo, serão gerados mais de US$ 11 bilhões em receitas nos próximos de cinco a oito anos.

Para um analista, no entanto, é difícil prever se as novas funcionalidades darão certo. “É difícil saber quão significativas suas novas iniciativas são”, disse Brian Wieser, analista da Pivotal Research.

Entre as promessas estão uma linha do tempo instantânea e personalizada para novos usuários que não querem passar muito tempo cultivando-a por conta própria; a possibilidade de gravar, editar e compartilhar vídeos nativamente, usando o aplicativo do Twitter, já no primeiro semestre de 2015; uma ferramenta que mostre às pessoas os tweets mais importantes, postados desde última vez que o usuário fez login na rede; entre outros.

Com agências

Últimas de _legado_Notícia