Mercado vende mais carros e comerciais leves novos no Brasil em dezembro

Fontes do setor informam que emplacamento de carro no mês passado alcançou 354 mil unidades, superando as 336 mil registradas em dezembro de 2013

Por O Dia

A indústria de veículos do Brasil terminou dezembro com vendas maiores nas comparações anual e mensal, segundo dados preliminares informados nesta sexta-feira por fontes do setor.

Os emplacamentos de carros e comerciais leves no mês passado somaram cerca de 354 mil unidades, ante aproximadamente 336 mil em dezembro de 2013.

O movimento teve contribuição da expectativa de consumidores para não prorrogação da alíquota menor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que subiu aos patamares normais desde o primeiro dia de 2015.

No caso dos modelos 1.0, o imposto foi elevado de 3 para 7 por cento. No caso dos carros com motores até 2.0 que funcionam com gasolina e etanol a alíquota subiu de 9 para 11 por cento.

O volume vendido em dezembro correspondeu a uma alta média por dia útil, de cerca de 16 mil carros e comerciais leves, segundo informaram as fontes. Em novembro, a média havia sido de 15 mil unidades, segundo dados da associação que representa o setor, Anfavea.

Na comparação com novembro, as vendas de dezembro também foram maiores, em cerca de 26 por cento.

O movimento deve ter contribuído para redução dos estoques do setor, que em novembro atingiram um pico em 2014 de 414,3 mil veículos, segundo dados da Anfavea no mês passado. A entidade anuncia números oficiais do setor na próxima quinta-feira.

Com o resultado preliminar de dezembro, a indústria apurou vendas em 2014 de cerca de 3,332 milhões de carros e comerciais leves, queda de 6,8 por cento sobre os emplacamentos de 2013, quando as vendas do segmento já tinham amargado queda sobre o ano anterior.

A Fiat, do grupo FCA, vendeu cerca de 67 mil carros e comerciais leves em dezembro, encerrando 2014 novamente na liderança do segmento, com emplacamentos de 698,2 mil unidades.

A Volkswagen licenciou aproximadamente 61 mil veículos em dezembro, fechando o ano passado com vendas de 576,7 mil unidades. Já a General Motors teve emplacamentos de cerca de 58 mil carros e comerciais leves, acumulando um total de 578,9 mil unidades no ano passado, informaram as fontes.

A Ford teve vendas de cerca de 36 mil carros e comerciais leves em dezembro, somando no ano 308 mil unidades. Hyundai e Renault fecharam 2014 quase empatadas, com vendas de cerca de 237 mil unidades cada, disseram as fontes.

Últimas de _legado_Notícia