Por bruno.dutra

Rio - O varejista Walmart registrou lucro líquido de US$ 4,97 bilhões no quarto trimestre encerrado em janeiro deste ano ante US$ 4,43 bilhões do mesmo período 2013, um salto de 12%. A receita foi de US$ 131,57 bilhões, alta de 1,4% na comparação anual. A empresa também informou aumento de 1,5% nas vendas em mesmas lojas nos Estados Unidos, sendo este o segundo trimestre consecutivo de crescimento após seis trimestres de vendas estáveis ou em declínio. A explicação da empresa e do CEO do grupo, Doug McMillan, para os resultados está no aumento dos gastos de consumidores americanos em suas lojas, diante de preços mais baixos dos combustíveis no mercado americano.

No Brasil, um dos mercados de interesse da gigante do setor supermercadista, juntamente com a China, o desempenho também foi considerado bom. O crescimento no país no trimestre encerrado em janeiro foi de 3,1% nas vendas líquidas, frente a igual período do ano fiscal anterior, depois de um recuo de 0,7 % no terceiro trimestre, encerrado em outubro de 2014. O aumento foi explicado por um avanço de 5,2% no ticket médio de compra nas unidades da rede no Brasil (544 ao todo, em diferentes formatos), com destaque para alimentos. No entanto, o tráfego nas lojas seguiu caindo, com retração de 2,1% na comparação anual. Em comentário sobre o desempenho da empresa, o presidente-executivo do Walmart International — que reúne as unidades do Walmart fora dos Estados Unidos —, David Cheesewright, afirmou que a administração permaneceu com foco no aumento da produtividade e controle das despesas. Mas disse que ainda há muito trabalho a fazer no país.

Em 2013, o Walmart no Brasil havia fechado 25 lojas com baixa performance de vendas e passou o ano de 2014 investindo na modernização de 35 unidades. Em novembro do ano passado, o presidente da rede no Brasil, Guilherme Loureiro, disse que o Walmart investirá na construção de supermercados e hipermercados em 2015, sem dar detalhes. No Brasil, são 146 supermercados e 143 hipermercados, das bandeiras Walmart, Hiper Bompreço, Bompreço, Big e Nacional. Mas a maior operação do grupo no Brasil está no formato de vizinhança, com a bandeira TodoDia, que tem 179 lojas. Deste total, 123 estão nos estados do Nordeste e o restante em São Paulo e região Sul do país. Ao contrário de seus concorrentes — Grupo Pão de Açúcar e Carrefour —, o Walmart direciona este formato para as classes C e D.

Em 2013, a empresa faturou no Brasil, R$ 28,5 bilhões. Os resultados de 2014 serão divulgados no final de março.Segundo fontes, o investimento na abertura de novas lojas poderá passar de R$ 1 bilhão.

Depois de ter sido alvo de críticas por baixos salários nos Estados Unidos, uma das medidas anunciadas por Doug McMillon foi elevar os salários de 500 mil empregados do grupo este ano naquele país, com gastos de mais de US$ 1 bilhão. Empregados pagos por hora, em período integral ou parcial, receberão ao menos US$ 9 a cada hora trabalhada e US$ 10 a partir de fevereiro de 2016. A iniciativa não agradou grupos trabalhistas liderados pelo Our Walmart, que reivindicavam pagamento de US$ 15 por hora trabalhada.

Com Reuters

Você pode gostar