Rupert Murdoch passa o bastão para seus dois filhos

A gestão do braço de entretenimento, a 21st Century Fox, irá para James. Já o mais velho, Lachlan, ocupará a vice-presidência do conselho. O magnata permanece como chairman

Por O Dia

O magnata australiano de mídia Rupert Murdoch, 84 anos, deve transferir nos próximos meses a presidência do conglomerado de mídia 21st Century Fox para seu filho James, confirmou a Fox News. O empresário permanecerá como chairman — ele acumula,no momento, a presidência da 21st Century Fox e também de seu conselho — e seu outro filho, Lachlan, irá tornar-se vice-presidente do conselho.

Ainda não está claro se a transição vai ocorrer este ano ou no início de 2016. O jornal “New York Times” afirmou que o conselho vai avaliar um plano de transição na próxima semana.
Como parte da transição, James Murdoch, de 42 anos, vai assumir a gestão da empresa “trabalhando em conjunto com seu irmão Lachlan, de 43 anos, e seu pai”, disse a CNBC.

A Fox News, o canal de televisão a cabo, será liderada por seu presidente Roger Ailes, que se reportará diretamente a Murdoch pai.

Uma organização similar está em andamento em outro negócio de Murdoch, a News Corp. Lá, o magnata é o chairman, mas a gestão do negócio está a cargo de um amigo da família, Robert Thomson. Lachlan já é o vice-presidente do conselho da unidade de publicações impressas.
O conglomerado 21st Century Fox, que inclui os estúdios de cinema Fox de Hollywood e várias redes de TV a cabo, como a Fox News e Fox Sports, foi criado em 2013, quando Murdoch cindiu as operações da News Corp. (que reúne o Wall Street Journal, o New York Post, o Times de Londres, tablóides no Reino Unido e na Austrália, a agência de notícias Dow Jones e ainda as editoras Harper Collins e Harlequin) das operações de entretenimento, que cresciam mais rapidamente.

Rupert Murdoch e sua família mantiveram o controle de ambas as empresas após a cisão. O magnata passou boa parte de sua vida construindo seu império, que começou com um jornal que ele herdou em seu país de origem. Ele mudou-se para Londres com a aquisição do “News of the World”, em 1969, e mais tarde tornou o “The Sun” em um dos tablóides mais populares e mais vendidos. Ele foi casado e se divorciou três vezes. James e Lachlan são filhos de sua segunda esposa, a jornalista Anna Torv. Ele tem seis filhos.

No ano passado, o conglomerado fez uma oferta de US$ 75 bilhões para adquirir a Time Warner, mas as negociações não foram adiante.

James Murdoch deixou seu posto de chefe do grupo britânico BSkyB após o escândalo de escutas ilegais de personalidades no Reino Unido, que culminou no fechamento do tabloide “News of the World”, em 2011, e dividia a direção operacional da Fox com Chase Corey, que deve deixar seu posto para assumir um papel consultivo. Com AFP

Últimas de _legado_Notícia