Rhodia amplia aposta no Brasil

Sob novo comando, a divisão mundial de Fibras da belga Solvay - dona da marca - investe R$ 50 milhões em sua fábrica em Santo André (SP) e usa o país como base para ganhar escala no mercado global de tecidos inteligentes

Por O Dia

São Paulo - Há pouco mais de quatro anos, quando a Rhodia foi adquirida pela belga Solvay, o Brasil foi o único país a manter a antiga marca da empresa francesa, quase centenária no mercado local. Agora, essa relação da empresa com o Brasil volta a ser reforçada. O grupo europeu planeja consolidar — a partir da operação brasileira — um novo posicionamento de sua unidade global de negócios de Fibras. A divisão está investindo R$ 50 milhões na fábrica da companhia instalada em Santo André (SP), com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de inovações nos segmentos de fios e fibras têxteis inteligentes.

“A divisão está passando por uma grande transformação, com foco em entregar produtos inovadores, sustentáveis e que atendam a novos desafios e tendências do mercado. É assim que queremos participar da indústria têxtil mundial e não com produção de escala e de commodities, comuns no mercado asiático”, diz Renato Boaventura, que assume a partir de 1º de julho como presidente global da unidade de negócios, uma das duas áreas entre quinze divisões da Solvay comandadas a partir do Brasil. Boaventura substitui Francisco Ferraroli e está há 23 anos na Rhodia, onde ingressou como estagiário.

Segundo o executivo, o aporte na unidade de Santo André começou a ser desenhado há dois anos e envolve a instalação de equipamentos para modernizar, flexibilizar e ganhar produtividade na planta. Em uma primeira etapa, realizada em 2014, o projeto incluiu um investimento que ampliou a capacidade de produção em 20%. Hoje, a fábrica tem uma capacidade produtiva de 30 mil toneladas/ano. A previsão é que o investimento total seja concluído até o fim do terceiro trimestre.

A estratégia da área para dar maior peso à inovação começou a ser fortalecida há cerca de cinco anos. Com foco em vertentes como sustentabilidade, saúde e bem-estar, a Rhodia passou a dedicar parte de seus esforços no desenvolvimento de fios e fibras de poliamida dotadas de propriedades capazes, por exemplo, de reduzir a fadiga muscular e combater a celulite.

Um dos exemplos é a marca Emana, que possui aplicações em roupas e acessórios, como lingeries, jeans e moda fitness. Outro destaque dessa investida é o Amni Soul Eco, fio biodegradável lançado em 2014 e que permite que as roupas feitas com esse material se decomponham rapidamente quando descartadas em aterros sanitários. Com forte apelo de sustentabilidade, o próximo passo da Rhodia nessa seara será lançado na próxima semana. Batizado de Amni Sustainable White, a nova marca de fios de teor branco evita os processos de tingimento e reduz o consumo de água e de energia. “É uma inovação para a cadeia têxtil. Nossa estimativa é que ela represente uma economia anual de 19 milhões de litros de água”, diz Boaventura.

Todos os fios e fibras em questão foram desenvolvidos 100% pela operação brasileira. “O mercado têxtil brasileiro é fortíssimo e um grande laboratório. Vamos levar essas inovações para outros mercados, mas todo o desenvolvimento, produção e entrega das inovações passa primeiro pelo país”, afirma.

A marca Emana é um dos exemplos da trilha que a Rhodia pretende seguir no exterior. No mercado internacional desde 2013, ela já tem boa presença na Europa e começa a ganhar escala em países como Coreia do Sul e Estados Unidos. “Hoje, 50% das vendas de Emana já vêm do mercado externo”, afirma.

Em meio ao cenário instável da economia, Boaventura enxerga boas perspectivas para o mercado têxtil brasileiro e para a Rhodia a partir das taxas atuais de câmbio, que favorecem a exportação e, ao mesmo tempo, reduzem a importação, minimizando a concorrência dos produtos asiáticos. “Temos um bom cenário e nossa expectativa é dobrar nossas vendas de produtos desenvolvidos há menos de 5 anos até 2018. Hoje, elas representam 20% do nosso faturamento”, diz.

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