Franquias de estacionamento estão em alta

O setor cresce com o aumento de frota e investimento no interior. Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, uma tendência é a expansão de franquias em prédios comerciais

Por O Dia

Estacionamento de shoppingDivulgação

Com um faturamento de R$ 450 milhões em 2013, o segmento de franquias de estacionamentos tem um bom caminho para crescer, inclusive para cidades do interior, onde indústrias e condomínios residenciais e comerciais se desenvolvem. Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, uma tendência é a expansão de franquias em prédios comerciais. "Normalmente, empreendimentos de grande porte que possuem um estacionamento buscam administradores para esse tipo de atividade. Vemos muito isso em São Paulo e em outros estados. No caso das cidades do interior, o movimento também tende a crescer. Por enquanto, temos empresas como Multipark, Patropi, Autopark, Ultrapark e Estapar entre as companhias que trabalham com franquias, com 1.233 unidades no país. Mas, em breve, veremos novas empresas entrando nesse mercado", afirma Camargo. Para ele, a falta de terrenos é um dos entraves para que mais estacionamentos sejam criados.

A ABF, diz o executivo, tem trabalhado junto a supermercados para abrir possibilidades de administração de estacionamentos franqueados em estabelecimentos desse tipo. A Multipark, hoje com 173 franquias em onze estados brasileiros e 40 franqueados, reforça a afirmação de que a carência de terrenos acaba impedindo a maior expansão do mercado. O aumento da frota, que teve um salto de 85% nos últimos dez anos segundo o Denatran, e a necessidade de mais vagas de estacionamento no país são mais um incentivo.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

? O Sebrae-SP inaugura hoje a primeira escola gratuita de empreendedorismo do Brasil. O projeto é uma parceria com o Centro Paula Souza, autarquia do governo do Estado de São Paulo, responsável pelas escolas técnicas (ETECs) e faculdades de tecnologia (FATECs). Neste ano, além da escola para capacitar gratuitamente empreendedores, situada nos Campos Elíseos, região central de São Paulo, será criado um sistema de ensino a distância e uma rede profissionalizante.

? No próximo dia 25 de março a ABF-Rio reinaugura a sua sede no Centro da cidade. Para marcar a abertura do evento, o diretor executivo da ABF Nacional, Ricardo Camargo, fala sobre o desempenho do franchising no Brasil em 2013 e as perspectivas para esse ano. Além disso, será lançada a versão e-book da obra "Franchising: Aprenda com os especialistas."

? Lançado pela editora Saraiva, o livro "Empreendedorismo - plano de negócios em 40 lições", de Marcos Hashimoto e Cândido Borges , dá dicas sobre como identificar oportunidades.

Cozinha brasileira em rota de expansão

A rede de restaurantes Donna's Cozinha Brasileira vai ampliar a clientela com a abertura de 120 lojas franqueadas em até cinco anos. A empresa se uniu ao grupo SMZTO Holding de Franquias para alcançar o objetivo. Com nove filiais e previsão de quatro inaugurações em 2014, a marca espera aumentar em 150% seu faturamento no ano.

Sodiê leva seus bolos para o Nordeste

A Sodiê Doces, franquia de bolos artesanais, vai inaugurar ainda neste semestre suas duas primeiras unidades no Nordeste. Hoje com 157 filiais em seis Estados (SP, SC, MS, MG, PR, GO) e no Distrito Federal, inicialmente abrirá lojas em Recife (PE) e Maceió (AL). Para 2014 o objetivo é consolidar a marca no Sul e Nordeste, e chegar a 180 unidades em todo o país.

Phitofarma planeja 30 lojas com franquia

Farmácia de manipulação fundada há 44 anos, a Phitofarma decidiu apostar no mercado de franquias em 2012 e hoje tem 18 lojas, do Rio Grande do Sul ao Acre. O foco são pequenas e médias cidades, mas as capitais também estão na mira. A rede quer fechar 2014 com 30 lojas.


Últimas de _legado_Notícia