Por douglas.nunes

Os cursos online são cada vez mais uma ferramenta de apoio para micro e pequenas empresas em busca de capacitação. Pensando nisso, o Sebrae se juntou ao Facebook Brasil e criou o “Empreenda com o Facebook”. Segundo os dois parceiros, uma em cada três pequenas empresas no país têm página na rede social. Para tornar o curso mais atraente, o ambiente é de um jogo e foi construído com base em dados do Sebrae que mostram que a maior parte dos empreendedores está nas áreas de varejo e comércio. O desafio começa com a criação da própria página na rede social, passando pelo desenvolvimento de um anúncio e, em seguida, a elaboração de estratégias de negócios online. Cumpridas as etapas, o usuário ganha créditos para anunciar no Facebook. O jogo permite a participação de até 50 mil pessoas por mês e tem atingido seu objetivo. “É uma solução educacional que, além da capacitação, facilita a inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais” , diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. A parceria inclui ainda a participação do Facebook nas Feiras do Empreendedor, que até dezembro terão chegado a 14 capitais.

A Mastercard também está investindo na capacitação profissional e, em parceria com o instituto Endeavor, inicia na quarta-feira a oferta de cursos online, por meio do seu Portal Mastercard Empreendedor. Os inscritos poderão escolher entre 12 cursos disponíveis. 

No mesmo dia, a MasterCard patrocina o Day1, evento anual realizado pela Endeavor Brasil em São Paulo, com palestras de grandes empreendedores. “Queremos projetar a bandeira como referência em soluções e consultoria para este setor tão importante da economia, que hoje representa 99% das empresas de todo país”, afirma Marcelo Tangioni, vice-presidente de Produtos da MasterCard Brasil e Cone Sul.

Guess abre primeira franquia em São Paulo

A grife Guess, que desembarcou no Brasil em 2013 e hoje tem quatro lojas próprias em São Paulo e no Rio, prepara um grande plano de expansão, que inclui franquias. A meta é abrir até duas lojas nas principais cidades do país. A primeira franquia será aberta ainda este ano, em São Paulo. A Guess Inc. tem hoje 1.697 lojas em 90 países.

Um camarão tipo exportação

A Vivenda do Camarão – rede de franquias de frutos do mar – busca franqueados para lojas no Paraguai. No final do ano passado, a empresa inaugurou as primeiras lojas nos EUA. São cinco em operação em locais como Boca Raton. A rede pretende terminar 2014 com oito restaurantes naquele país e chegar a 25 unidades em 2015.

Doggis abre mais lojas no Nordeste

A rede Doggis dá continuidade ao plano de expansão no Nordeste com a primeira loja em Fortaleza. A empresa está investindo cerca de R$ 10 milhões em novas lojas. Ainda este ano, são mais quatro, em Teresina, Natal e São Luís. Hoje, a Doggis tem sete unidades na região.

Soluções & oportunidades

A Dauper Biscoiteria, conhecida pelos cookies, granolas e barras recheadas fabricados com fábricas em Gramado e Canela (RS), dá os primeiros passos no mercado de franquias. A primeira unidade nesse formato foi aberta em São Paulo. Agora é a vez de partir para projetos em solo carioca, onde estão concentradas 25% das vendas da marca. A empresa já iniciou a seleção dos franqueados e, em breve, abrirá sua primeira loja no Rio. Segundo Raul Matos, diretor Comercial da Dauper, a meta é ter 200 franquias em cinco anos no Brasil.

Com o objetivo de apoiar os empreendedores da região portuária, o Sebrae/RJ, a IEP e a CDURP vão premiar, dia 29, os três melhores planos de negócios, segundo critérios de viabilidade financeira, inovação e criatividade.

A Seletti Culinária Saudável vai aproveitar a participação na Expo Franchising ABF Rio 2014, agora em setembro, para apresentar um novo modelo de negócios, o Seletti Fit, que já tem programadas três unidades no Rio e em São Paulo em 2015. O Seletti Fit funcionará no esquema store-in-store, em academias, postos de gasolina e supermercados.

Você pode gostar