Por douglas.nunes

Elas são cariocas e estão marcando presença em casa, na Expo Franchising ABF-Rio. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são cerca de 60 marcas nascidas aqui e que estão ganhando espaço no mercado nacional ou dando os primeiros passos na terra natal. O desafio é misturar a origem local a adaptações regionais, explica o sócio-diretor da consultoria especializada em franquias ba}, Luis Henrique Stockler. “Qualquer marca muito arraigada aos costumes locais precisa fazer uma adaptação do seu mix de produtos e até no atendimento. Ter essa flexibilidade é imprescindível para conseguir expandir e atingir outros mercados.”

A Megamatte é uma delas. Fundada no Rio em 1994 e formatada como franquia em 2007, a rede está presente hoje em seis estados e vai fechar 2014 com 128 lojas levando o produto base, o mate, atrelado a um cardápio regional. “Para ir além do mercado carioca e chegar a outros estados, procuramos desenvolver um mix variado e a inclusão de itens regionais que agradem o consumidor dessas cidades. Foi assim que conseguimos ampliar nossa presença no franchising”, afirma Julio Monteiro, diretor executivo da Megamatte.

A UNA Depilação, uma das marcas da Gala Desenvolvimento, entra no concorrido mercado de beleza e bem-estar com a criação de uma linha de produtos com marca própria para os franqueados. Com duas franquias na zona Norte, a marca prevê a abertura de mais 15 unidades, por enquanto em terras cariocas.

Já a Toca do Biscoito, também nascida no Rio, mudou a logomarca e a identidade visual para TDB Guloseimas, tudo em nome da expansão nacional. A rede, que foi adquirida pelo Grupo Albero em 2012, busca franqueados agora em cidades do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Com 17 unidades no estado do Rio de Janeiro — 15 na capital e duas na Baixada Fluminense — a expectativa do Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes, é fechar 2014 com 25 unidades em funcionamento no Rio, para depois seguir para outros estados. Até 2020, a meta é o mercado internacional, atravessando o Atlântico, rumo à Portugal.

Mais uma rede de picolés gigantes

Com a febre das paleterias em crescimento, a Palecolé, que começou em Balneário Camburiú,
é a mais nova marca a entrar nesse mercado. Este mês, duas unidades serão lançadas em Curitiba, além de outra em Ponta Grossa.
A expectativa é fechar 2014 com 30 lojas negociadas. O formato de microfranquias é a opção da empresa para disputar mercado com a concorrência.

Banheiros de luxo ganham mercado

De olho nos grandes eventos que irão acontecer no Rio, a WChic, especializada em banheiros de luxo em trailers, aposta no franchising. Os banheiros são equipados com ar condicionado, exaustor, espelho, torneiras com sensor automático, porta bolsas/casacos e gerador próprio de energia instalados.

Divino Fogão acelera expansão

A Divino Fogão, franquia que tem como carro-chefe a comida típica da fazenda, completa 30 anos com planos de ter cerca de 250 unidades até 2016. Com 171 lojas, sendo 104 no Sudeste, a marca lança também um livro com receitas que fazem parte do cardápio de suas lojas.

Soluções & oportunidades

Empresários de micro, pequenas e médias empresas podem adquirir soluções de rede e servidores da Cisco pelo sistema de financiamento do Cartão BNDES, exclusivo para este segmento, com a oferta de crédito de até R$ 1 milhão para a compra de bens e serviços.

De 14 a 20 de outubro acontece o 1º Congresso de Empreendedorismo Online. O encontro terá uma série de 21 palestras que trarão experiências, cases e conteúdo didático nas áreas de RH, logística, vendas, jurídico, ética, controle de estoque, entre outros temas que fazem parte do universo empresarial e contarão com a participação de consultores e palestrantes de diversas partes do Brasil. Para se cadastrar é preciso entrar no site www.coemp.com.br

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