Por monica.lima
Isabel Pinhão é dentista e dona do Chalé do Chocolate%2C em PetrópolisDivulgação

A Páscoa é uma grande oportunidade de negócios e também um cartão de visitas para pequenas empresas de fabricação caseira de chocolates. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo de chocolates, com um consumo de 2,8 quilos per capita/ano. Ainda não há um levantamento que mostre quantas são as pequenas empresas fabricantes de chocolates no Brasil. Mas entre as conhecidas, são comuns as microempresas ou os negócios tocados por um microempreendedor individual.

Isabel Pinhão é dona do Chalé do Chocolate, em Petrópolis e divide a profissão de dentista com a de microempresária. Mas hoje dedica mais tempo aos chocolates e doces e já pensa em uma nova loja.

“As vendas vão bem. Quero expandir e abrir uma brigaderia este ano, no Centro da cidade. O Chalé fica ao lado do Museu de Cera, recebendo mais turistas que moradores. E o morador faz mais encomendas para a Páscoa. A data ajuda a vender a marca. O importante é criar uma linha de produtos para ter opções para o ano todo”, conta Isabel, que agora trabalha no consultório um dia e meio por semana.

Ser diferente o ano todo é a meta da Sabores do Cacau, pequena empresa sediada em Ilhéus (BA), que recebe, em média, mais de 500 pedidos de ovos de chocolate no período que antecede a Páscoa. Para sair do lugar comum, os recheios utilizam, além dos sabores tradicionais, os de frutas típicas do Nordeste, caso do cajá e do cupuaçu. A microempresa foi criada por Lita Eugênia, que começou o negócio atendendo pequenas encomendas, e o filho Carlos André Serra.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

? O Spa das Sobrancelhas, rede de franquias especializada em design de sobrancelhas, desembarcou nos Estados Unidos na última sexta-feira, com a inauguração da primeira loja em Clermont, na Flórida. A
internacionalização da marca acontece pelo modelo store-in-store, em parceria com a Regal Nails, rede americana de serviço rápido de manicure em 15 minutos. Criada em 1997 por Charlie Ton, a Regal Nails conta com mais de 900 unidades nos EUA, Porto Rico e também na Austrália.

? Para quem pensa em montar uma franquia ou conhecer melhor o sistema, a ABF-Rio promove no dia 28 de março o seminário “Franchising Teoria e Prática”, na sede da entidade, no centro do Rio. Os interessados podem se inscrever pelo email [email protected] ou pelo telefone: (21) 2504-7573

? Empresas expositoras que estarão na Super Rio Expofood, a partir desta terça-feira no Riocentro, estão de olho nas franquias. A Truckvan terá um modelo de food truck e a Supergasbras vai apresentar soluções para franquias, hotéis e lojas de conveniência.

CREPS terá mais 26 unidades em 2015

Com 29 lojas em operação, o CREPS, fast food de crepes, projeta abrir mais 26 unidades pelo Brasil até dezembro. As capitais de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, São Luís, Recife e João Pessoa receberão o maior número de lojas. Até 2016, a previsão é de que 75 unidades estejam operando em todo o país.

Lavazza Espression amplia atuação

Depois de inaugurar sua primeira cafeteria nos Jardins (SP) e anunciar a primeira franquia no desembarque internacional do novo terminal do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a Lavazza Espression abre a terceira loja no Shopping Recife (PE). O Grupo Épura, detentor da marca no país, espera abrir outras 30 em cinco anos.

Bons negócios para a rede Fran’s Café

Com 150 lojas, a rede Fran’s Café terminou 2014 com faturamento de R$ 118 milhões e 25 lojas com contratos fechados. Segundo a empresa, as apostas em novos produtos e no comfort food, além de lojas em aeroportos, contribuíram para o resultado.

Você pode gostar