Por monica.lima

Dia 18 é comemorado do Dia do Amigo. Longe de ser uma data expressiva para o mercado, ela ajuda a reforçar que a máxima de que amigos e negócios não se misturam já era. Basta olhar o exemplo de alguns bons parceiros de copo, conselheiros e quase irmãos, que se juntaram para abrir um negócio e não têm do que reclamar. Luan Gabellini e Felipe Cataldi cursavam Administração na FGV. Foram trabalhar em bancos diferentes em cargos de gerência, mas nunca perderam o contato e a amizade. Tempos depois, resolveram criar algo paralelo a suas profissões e fundaram a Betalabs, plataforma de e-commerce na nuvem. Juntos, faturam hoje R$ 4 milhões. “Ficamos por algum tempo trabalhando em jornada estendida, em nossos empregos e com a Betalabs. Hoje, estamos com mais de 40 colaboradores e 200 clientes. Ainda engatinhamos, mas sentimos que aquele sonho e ideia de dois amigos, aos poucos, está tomando forma”, diz Luan.

Paulo Veras (esq.)%2C Renato Freitas (no centro) e Ariel Lambrecht (dir.) se uniram para criar o aplicativo 99TaxisDivulgação

Renato Freitas e Ariel Lambrecht também fizeram faculdade juntos. Tempo depois, Ariel foi para estudar no exterior e viu que lá era muito comum apps para serviços, principalmente para chamada de táxis. Em contato com o amigo do Brasil, lançou a ideia e Renato, que era programador, sugeriu que eles tentassem replicar o modelo por aqui. E assim nasceu a 99Taxis, hoje um dos aplicativos mais populares. “Não conhecíamos nenhum aplicativo desse tipo e, por isso, a área foi tão atraente. Convidamos o Paulo Veras para ser CEO da empresa, por ele já ter tido experiência com internet, já que o foi fundador dos sites como GuiaSP, Tesla e Pixit, e que também é nosso amigo. Em agosto de 2012 lançamos a 99Taxis e, até dezembro de 2014, já somamos mais de 11 milhões de corridas de táxi por todo o país”, comemora Renato Freitas.

Outras empresas como a ViajaNet, o site de cultura pop e nerd Omelete, a One Buy, de tokens para pagamentos, a iFruit, especializada na gestão de campanhas digitais através de redes sociais, e a 01Digital, de marketing digital, são alguns bons exemplos de que ter bons amigos pode ser o começo de um bom negócio.

Fit Cookies mira franquia e multimarca

A Fit Cookies, empresa curitibana especializada na produção de doces funcionais, presente em Curitiba e São Paulo, inaugura a primeira franquia no Nordeste, em Fortaleza, no mês de maio. De olho na procura pelo brasileiro por produtos para manter o corpo em forma, a marca também vende em multimarcas e está em 80 pontos de venda.

Vezpa tem nova loja em Botafogo

A Vezpa Pizzas investiu R$ 600 mil no projeto assinado por Felipe Lobão para a nova unidade franqueada de Botafogo, que acaba de abrir. A loja tem um balcão rústico em madeira, onde são servidas as pizzas em fatias para comer sem garfo e faca. A rede tem lojas no Leblon, Gávea, Ipanema e Copacabana.

Mais 50 lojas da Outlet Lingerie

Com 105 unidades distribuídas em todo Brasil, a Outlet Lingerie — rede de franquias multimarcas no segmento de moda íntima — planeja a abertura de mais 50 lojas até o final de 2015. A estratégia é apostar nos franqueados que desejam crescer dentro da própria rede.

Você pode gostar