Por monica.lima

Por Gabriela Murno (interina) - [email protected]

Segunda via de certidões, protesto de títulos e tradução juramentada são apenas alguns dos serviços oferecidos nas unidades da rede de franquia Cartório Mais. Hoje, já são 160 franquias em 24 estados brasileiros e unidades nos Estados Unidos e na Europa.

A próxima parada, diz o diretor de Franchising da rede, Marcus Naves, é o Japão. No exterior, são oferecidos serviços para os moradores brasileiros. Os franqueadores, com exceção dos japoneses, também são daqui.

A rede surgiu em 2009, com o objetivo de prestar justamente serviços cartorários. “Desenvolvemos uma série de produtos que não concorrem com os cartórios públicos. Na verdade, somos parceiros e apenas centralizamos uma operação”, ressalta Naves. O investimento para abrir uma unidade é de até R$ 40 mil e a meta é ter entre 200 e 250 franquias até o fim do ano.

Segundo Marcelo Cherto, da consultoria que leva o seu sobrenome, as franquias de serviços, em geral, vão continuar ganhando espaço. “As redes vão tomar mercado dos pequenos, cada um no seu respectivo segmento. Vão ganhar o espaço de quem não tem, por exemplo, uma equipe de marketing e uma negociação centralizada”, diz.

Já a Selem & Bertozzi Consultoria lançou neste ano a primeira franquia de gestão de negócios de advocacia do país. A ideia é ajudar os advogados que querem abrir os seus próprios escritórios, já que, diz Lara Selem, franqueadora da empresa, as faculdades não preparam os futuros advogados para serem empreendedores.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

? O Facebook anunciou que já conta com 40 milhões de páginas de pequenas empresas ativas na plataforma. Só do Brasil, são 3 milhões de PMEs.

Em entrevista ao Brasil Econômico no ano passado, o diretor de Negócios para PMEs do Facebook na AL, Patrick Hruby, disse que o país ocupa a 3ª posição em inscritos na rede. Na época, eram 2 milhões de microempreendedores e PMEs brasileiras ativos. No começo de 2015, o Facebook lançou um aplicativo para gerenciamento de anúncios para as PMEs.

? O Facebook divulgou duas novas formas para ajudar os negócios feitos utilizando a plataforma: o programa “Boost Your Business 2015”, focado, entre outras coisas, em reunir PMEs e compartilhar melhores práticas; e o suporte de chat online para empresas que anunciam na rede social.

?  A rede de franquias Elefante Verde oferece marketing digital voltado para pequenas e médias empresas. A ideia é ajudar as PMEs a realizarem ações online que promovam ainda mais seus serviços. Segundo o Sebrae, 70% das empresas nacionais ainda não estão na internet.

Uma ajuda para as (futuras) mamães

Dia das Mães chegando e a coluna traz algumas dicas para as mamães, atuais e futuras. As empresárias Carina Rosin e Flávia Picolo, fundadoras da “Noiva em Forma”, expandiram o negócio e lançaram recentemente o “Mamãe em Forma”, serviço focado para as mães que querem perder os quilos que ganharam na gravidez. “Muitas de nossas clientes engravidaram após o casamento e pediram novamente nossa ajuda”, conta Carina Rosin.

Para as mamães loucas por sapatos que desejam empreender ou comprar novos itens para as suas coleções, a Quinta Valentina é uma opção. É a primeira rede de franquias de calçados que une o sistema de franchising à venda direta. O franqueado leva uma coleção de sapatos à casa da cliente, nos modelos e numerações pedidos. A Quinta Valentina trabalha no sistema home based, eliminando custos com o aluguel e outras despesas. Com menos de um ano de atuação a rede já soma 44 unidades, em 13 estados. O faturamento estimado para 2015 é de R$ 10 milhões.

L’Occitane au Brésil abre loja em Campinas

Criada há dois anos e focada no público jovem, a L’Occitane au Brésil abriu sua primeira loja em Campinas (SP). A nova unidade faz parte do plano de expansão da marca, por meio de franquias, no país. Hoje, a bandeira possui 61 pontos de venda no Brasil, incluindo lojas e minimercados.

Você pode gostar